O que se pode ver da janela: Uma análise do subprojeto de letras-inglês do programa PIBID

Autores/as

  • Elaine Fernandes Mateus Universidade Estadual de Londrina
  • Michele Salles El Kadre Universidade Estadual de Londrina
  • Pricila Gaffuri

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p363

Palabras clave:

Colaboração, Formação de professores de inglês, PIBID

Resumen

Este trabalho tem como objetivo lançar um olhar a partir da janela sócio-histórico-cultural para compreender o(s) sentido(s) de colaboração expressos no texto do subprojeto de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A análise revela que a iniciativa representa: a) a continuidade de modelos de formação inicial e contínua de professores de Inglês vivenciados pela Instituição e agora formalizados nesta proposta governamental; b) possibilidades para o fortalecimento de uma cultura colaborativa na formação de professores e; c) uma resposta às demandas de melhoria da qualidade dos cursos de formação, do ensino na educação básica e dos contextos nos quais as comunidades escolares estão inseridas. O apagamento dos papeis do formador, tomados, por esta razão, como dados e imutáveis revelam um padrão complementar de colaboração e convidam a refletir sobre o desafio da mutualidade no trabalho colaborativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elaine Fernandes Mateus, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).

Michele Salles El Kadre, Universidade Estadual de Londrina

é formada em Letras Estrangeiras Moderna (2004), possui Especialização em Língua Inglesa (2006) e Mestrado em Estudos da Linguagem pela UEL (2010). Atualmente, é Doutoranda do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem com pesquisa voltada para a formação de professores, professora colaboradora na mesma instituição e Vice-presidente da Associação de professores de Língua Inglesa do Paraná (APLIEPAR). Possui experiência  na área de ensino e aprendizagem de inglês em institutos de idiomas, Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas e formação de professores de inglês no ensino superior. Seus interesses de investigação englobam o ensino e aprendizagem de inglês, inglês como língua franca e formação colaborativa de professores.

Pricila Gaffuri

é graduada em Letras Português-Inglês (2009) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é aluna do Mestrado do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora de língua inglesa da Wizard. Sua pesquisa se volta principalmente para os estudos de Bakhtin e Vygotsky, enfocando a formação de professores de língua inglesa.

Publicado

2011-06-15

Cómo citar

MATEUS, Elaine Fernandes; EL KADRE, Michele Salles; GAFFURI, Pricila. O que se pode ver da janela: Uma análise do subprojeto de letras-inglês do programa PIBID. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 363–386, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p363. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8488. Acesso em: 23 dic. 2024.