A escrita na formação docente inicial: influências da iniciação à pesquisa

Autores

  • Renilson José Menegassi Univesidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p387

Palavras-chave:

Escrita, Formação docente inicial, Iniciação à pesquisa

Resumo

O artigo relata experiência conduzida com docentes em formação inicial no curso de Letras, comparando-se a constituição das escritas produzidas por grupos que tiveram ou não formação complementar em projetos e grupos de pesquisa. Os resultados demonstram que a constituição da escrita acadêmica ocorre com mais adequação e consistência no grupo que desenvolveu projetos de iniciação científica ao longo de sua formação, evidenciando-se alterações pertinentes nos aspectos de apropriação de gêneros textuais acadêmicos, nas manifestação discursiva com autoria marcada e, inclusive, nas condutas metodológicas no estágio de prática de ensino, em sala de aula.

Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, Univesidade Estadual de Maringá

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis). Atua nas linhas de pesquisa 'Ensino e Aprendizagem de Línguas', enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e 'Formação do Professor de Língua', investigando a constituição da escrita na formação incial e continuada. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem (UEM/CNPq), Docente da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, coordena três projetos de pesquisa financiados pela Fundação Araucária, um deles com Bolsa de Produtividade de Pesquisa.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

MENEGASSI, Renilson José. A escrita na formação docente inicial: influências da iniciação à pesquisa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 387–419, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p387. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8464. Acesso em: 3 jul. 2024.