Professores de língua estrangeira em formação e o ensino de leitura: o que revelam atividades propostas por alunos-professores

Autores

  • Mariana Pérez Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p447

Palavras-chave:

Formação de professores, Leitura, Língua estrangeira

Resumo

O presente trabalho focaliza a formação de professores e objetiva investigar que concepções de leitura alunos-professores de língua estrangeira (inglês) revelam em atividades por eles produzidas e de que forma essas concepções são influenciadas pela academia. Participaram da pesquisa professores em serviço que, em 2009, eram pré-concluintes e concluintes de um curso de licenciatura em língua inglesa (formação inicial) e que, em 2010, cursavam uma pós-graduação na mesma instituição de ensino superior. Propusemos aos participantes do estudo a elaboração de atividades de leitura, que foram feitas em 4 momentos distintos, por entendermos que a produção de material didático para suas próprias aulas dá aos professores uma oportunidade de refletir sobre o seu fazer, sobre sua situação de ensino e revela pressupostos teóricos que subjazem às suas práticas, mesmo que eles não estejam conscientes disso. Os resultados indicam que as discussões e teorias apresentadas na academia emergem nas atividades propostas, apesar destas ainda se distanciarem de um trabalho crítico e discursivo com a língua(gem), o que aponta para a necessidade de um trabalho, na formação docente, que dê oportunidades ao aluno de fazer a ponte entre a teoria e a prática, transpondo os conhecimentos construídos na academia para sua situação de ensino.

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Biografia do Autor

Mariana Pérez, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2011-06-15

Como Citar

PÉREZ, Mariana. Professores de língua estrangeira em formação e o ensino de leitura: o que revelam atividades propostas por alunos-professores. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 447–474, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p447. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8549. Acesso em: 23 dez. 2024.