Professores de língua estrangeira em formação e o ensino de leitura: o que revelam atividades propostas por alunos-professores
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p447Palavras-chave:
Formação de professores, Leitura, Língua estrangeiraResumo
O presente trabalho focaliza a formação de professores e objetiva investigar que concepções de leitura alunos-professores de língua estrangeira (inglês) revelam em atividades por eles produzidas e de que forma essas concepções são influenciadas pela academia. Participaram da pesquisa professores em serviço que, em 2009, eram pré-concluintes e concluintes de um curso de licenciatura em língua inglesa (formação inicial) e que, em 2010, cursavam uma pós-graduação na mesma instituição de ensino superior. Propusemos aos participantes do estudo a elaboração de atividades de leitura, que foram feitas em 4 momentos distintos, por entendermos que a produção de material didático para suas próprias aulas dá aos professores uma oportunidade de refletir sobre o seu fazer, sobre sua situação de ensino e revela pressupostos teóricos que subjazem às suas práticas, mesmo que eles não estejam conscientes disso. Os resultados indicam que as discussões e teorias apresentadas na academia emergem nas atividades propostas, apesar destas ainda se distanciarem de um trabalho crítico e discursivo com a língua(gem), o que aponta para a necessidade de um trabalho, na formação docente, que dê oportunidades ao aluno de fazer a ponte entre a teoria e a prática, transpondo os conhecimentos construídos na academia para sua situação de ensino.
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