Professores de língua estrangeira em formação e o ensino de leitura: o que revelam atividades propostas por alunos-professores
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p447Palabras clave:
Formação de professores, Leitura, Língua estrangeiraResumen
O presente trabalho focaliza a formação de professores e objetiva investigar que concepções de leitura alunos-professores de língua estrangeira (inglês) revelam em atividades por eles produzidas e de que forma essas concepções são influenciadas pela academia. Participaram da pesquisa professores em serviço que, em 2009, eram pré-concluintes e concluintes de um curso de licenciatura em língua inglesa (formação inicial) e que, em 2010, cursavam uma pós-graduação na mesma instituição de ensino superior. Propusemos aos participantes do estudo a elaboração de atividades de leitura, que foram feitas em 4 momentos distintos, por entendermos que a produção de material didático para suas próprias aulas dá aos professores uma oportunidade de refletir sobre o seu fazer, sobre sua situação de ensino e revela pressupostos teóricos que subjazem às suas práticas, mesmo que eles não estejam conscientes disso. Os resultados indicam que as discussões e teorias apresentadas na academia emergem nas atividades propostas, apesar destas ainda se distanciarem de um trabalho crítico e discursivo com a língua(gem), o que aponta para a necessidade de um trabalho, na formação docente, que dê oportunidades ao aluno de fazer a ponte entre a teoria e a prática, transpondo os conhecimentos construídos na academia para sua situação de ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.