Referenciação anafórica: um mecanismo de textualização mobilizado nas práticas de leitura e de produção discursiva

Autores

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual de Londrina
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p147

Palavras-chave:

Linguística Textual, Referenciação anafórica, Crítica de cinema

Resumo

Partindo do pressuposto de que são as práticas discursivas – estas configuradas em gêneros e materializadas em textos orais e escritos – que devem nortear o processo de ensino da língua, e que é a partir da intersecção do funcionamento situacional, discursivo e linguístico que o processo de leitura e produção textual pode se aproximar das práticas sociais de referência, é que propomos analisar a prática de linguagem configurada no gênero crítica de cinema a partir da articulação de elementos intra e extratextuais, com foco nas categorias de referenciação anafórica provenientes da Linguística Textual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual de Londrina

Professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), departamento de Letras Vernáculas e Clássicas; pesquisadora do projeto “Gêneros textuais e ferramentas didática para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa” (UEL – apoio financeiro do CNPq – edital universal 14/2008); doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UEL).

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Docente da Universidade Estadual de Londrina – departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem; coordenadora do projeto “Gêneros textuais e ferramentas didática para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa” (UEL – apoio financeiro do CNPq – edital universal 14/2008).

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

BARROS, E. M. D. de; NASCIMENTO, E. L. Referenciação anafórica: um mecanismo de textualização mobilizado nas práticas de leitura e de produção discursiva. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 147–171, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4377. Acesso em: 30 abr. 2024.