A formação do professor de língua inglesa no cenário brasileiro: crenças e experiências como fatores de (trans) formação da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p551Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa, Crenças e ExperiênciasResumo
A investigação, neste estudo, centra-se na formação docente e no processo ensino/ aprendizagem de língua inglesa. Ao falar de ensino e aprendizagem de línguas, é relevante salientar que os sujeitos envolvidos neste processo, os docentes e discentes, carregam consigo crenças sobre as formas de se aprender e ensinar o idioma trabalhado, fundamentando as metodologias de ensino e a construção do conhecimento nestas crenças. Devido à influência do docente na aprendizagem dos estudantes, faz-se necessário que o profissional que leciona línguas estrangeiras tenha formação apropriada para execução desta tarefa caracterizada por Almeida Filho (2002) como complexa e constantemente reflexiva. Ao salientar as implicações das crenças na prática pedagógica e a relevância da formação do profissional de línguas estrangeiras para um ensino de qualidade, busca-se verificar quais são as crenças de estudantes de Letras/Inglês, que já atuam como professores, sobre a aprendizagem e o ensino de língua inglesa, bem como destacar de que maneira a formação docente auxilia a prática em sala de aula.
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