A formação do professor de língua inglesa no cenário brasileiro: crenças e experiências como fatores de (trans) formação da prática pedagógica

Autores/as

  • Keila Mendes dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p551

Palabras clave:

Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa, Crenças e Experiências

Resumen

A investigação, neste estudo, centra-se na formação docente e no processo ensino/ aprendizagem de língua inglesa. Ao falar de ensino e aprendizagem de línguas, é relevante salientar que os sujeitos envolvidos neste processo, os docentes e discentes, carregam consigo crenças sobre as formas de se aprender e ensinar o idioma trabalhado, fundamentando as metodologias de ensino e a construção do conhecimento nestas crenças. Devido à influência do docente na aprendizagem dos estudantes, faz-se necessário que o profissional que leciona línguas estrangeiras tenha formação apropriada para execução desta tarefa caracterizada por Almeida Filho (2002) como complexa e constantemente reflexiva. Ao salientar as implicações das crenças na prática pedagógica e a relevância da formação do profissional de línguas estrangeiras para um ensino de qualidade, busca-se verificar quais são as crenças de estudantes de Letras/Inglês, que já atuam como professores, sobre a aprendizagem e o ensino de língua inglesa, bem como destacar de que maneira a formação docente auxilia a prática em sala de aula.

Biografía del autor/a

Keila Mendes dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestranda em Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-PPGCEL. Especialista em Inglês como Língua Estrangeira pela mesma instituição.

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutor em Educação/Estudos da Linguagem pela Southern Illinois University. Professor pleno de Língua Inglesa e de Linguística Aplicada da UESB.

Publicado

2011-06-15

Cómo citar

SANTOS, Keila Mendes dos; LIMA, Diógenes Cândido de. A formação do professor de língua inglesa no cenário brasileiro: crenças e experiências como fatores de (trans) formação da prática pedagógica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 551–568, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p551. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8540. Acesso em: 30 jun. 2024.