A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso

Autores

  • Luzia Bueno

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p101

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Anúncio publicitário, Formação continuada

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de formação continuada destinada a professores-coordenadores da rede pública de ensino do estado de São Paulo, durante a qual foram discutidas as possibilidades de atividades com o anúncio publicitário, mas visando também à revisão no modo de conceber e analisar textos de diferentes gêneros textuais. Para fundamentar nossas discussões, nos apoiamos no modelo de análise de textos de Bronckart (1999, 2006), na discussão sobre as características de textos publicitários de Carrascoza (1999), em dissertações e artigos de especialistas da linguagem (Grice, 1982; Maingueneau, 2004; Balocco, 2005; Silva, 2007; Bueno, no prelo). Na oficina com os coordenadores, as discussões sobre a abordagem teórica, a elaboração do modelo didático e de exercícios de uma sequência didática  possibilitaram para estes a percepção de que a visão tradicional de ensino de textos precisa ser revista e o trabalho com gêneros precisa ir além da mera exploração superficial da estrutura de um texto ou das representações que se tem sobre ele, além da necessidade de se buscar diferentes aportes teóricos para que haja a boa compreensão dos textos.

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Biografia do Autor

Luzia Bueno

Luzia Bueno é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco, campus de Itatiba. Graduada em letras pela Unicamp, com mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp e doutorado em Linguística Aplicada pela PUC-SP, participa atualmente dos grupos ALTER e GPPL e desenvolve pesquisas sobre o trabalho docente, seus instrumentos e a formação de professores.

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Publicado

2011-06-15

Como Citar

BUENO, L. A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 101–119, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p101. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529. Acesso em: 3 maio. 2024.