Tecnologias no ensino de línguas: formando professores para o agora

Autores

  • Marcus Vinícius Liessem Fontana Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Ribas Fialho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p227

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnologias de Informação e Comunicação, Teoria dos Sistemas Complexos

Resumo

Este artigo trata de um trabalho de inclusão de uma disciplina de tecnologias em um curso de formação de professores de língua espanhola. Aqui, buscamos explicar como foi preparada e desenvolvida a disciplina: desde o projeto inicial dos professores até os resultados obtidos. Além disso, procura-se analisar tudo o que foi feito sob o ponto de vista da Teoria dos Sistemas Complexos, com base em Morin (2007) e outros autores significativos relacionados a essa teoria. Por fim, tenta-se demonstrar a importância dos estudos tecnológicos na formação dos professores modernos e a relação da teoria que é apresentada com uma nova maneira de ver a educação, mais holística e integradora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Curso de Língua Espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Coordenador do Espanhol UAB/UFSM.

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Curso de Língua Espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Curso de Espanhol UAB/UFSM.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

FONTANA, Marcus Vinícius Liessem; FIALHO, Vanessa Ribas. Tecnologias no ensino de línguas: formando professores para o agora. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 227–247, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p227. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8271. Acesso em: 3 dez. 2024.