Ensino colaborativo no terceiro grau: formação do professor por meio da prática relexiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p37Palavras-chave:
Formação continuada, ensino colaborativo, reflexão prático-teóricaResumo
Neste trabalho apresentamos uma reflexão sobre a contribuição que o ensino colaborativo pode trazer à formação continuada do professor e discutimos ganhos tanto práticos como teóricos em nosso desenvolvimento profissional a partir da experiência do desenvolvimento de um trabalho em equipe em duas disciplinas distintas (uma no curso de Letras e outra de inglês instrumental) ofertadas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A oportunidade desse trabalho colaborativo foi gerada por uma norma da CAPES que prevê o estágio de pós-graduandos em disciplinas da graduação e os reflexos dessa experiência geraram, em termos práticos, maior consistência e entusiasmo no planejamento e desenvolvimento das aulas, bem como do sistema avaliativo, além da oportunidade de aprendizado a partir da observação da atuação pedagógica de cada membro da equipe. Com relação ao desenvolvimento teórico-acadêmico, tivemos a oportunidade de estudar e discutir questões derivadas de nossa prática e observação conjunta em sala de aula, refletindo sobre cada problemática e pensando em possíveis encaminhamentos teoricamente embasados. Enfim, encontramos elementos que indicam ser desejável continuar e ampliar o estágio docente também na pós-graduação, quando os profissionais em formação continuada revelam estar bem preparados para refletir sobre as relações entre teoria, prática e encaminhamentos prático-teóricos no ensino-aprendizagem.
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