Ensino colaborativo no terceiro grau: formação do professor por meio da prática relexiva

Autores

  • Eliane Hércules Augusto-Navarro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Claudia Jotto Kawachi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Cristiane Oliveira Campos-Gonella Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Daniela Terenzi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p37

Palavras-chave:

Formação continuada, ensino colaborativo, reflexão prático-teórica

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma reflexão sobre a contribuição que o ensino colaborativo pode trazer à formação continuada do professor e discutimos ganhos tanto práticos como teóricos em nosso desenvolvimento profissional a partir da experiência do desenvolvimento de um trabalho em equipe em duas disciplinas distintas (uma no curso de Letras e outra de inglês instrumental) ofertadas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  A oportunidade desse trabalho colaborativo foi gerada por uma norma da CAPES que prevê o estágio de pós-graduandos em disciplinas da graduação e os reflexos dessa experiência geraram, em termos práticos, maior consistência e entusiasmo no planejamento e desenvolvimento das aulas, bem como do sistema avaliativo, além da oportunidade de aprendizado a partir da observação da atuação pedagógica de cada membro da equipe. Com relação ao desenvolvimento teórico-acadêmico, tivemos a oportunidade de estudar e discutir questões derivadas de nossa prática e observação conjunta em sala de aula, refletindo sobre cada problemática e pensando em possíveis encaminhamentos teoricamente embasados. Enfim, encontramos elementos que indicam ser desejável continuar e ampliar o estágio docente também na pós-graduação, quando os profissionais em formação continuada revelam estar bem preparados para refletir sobre as relações entre teoria, prática e encaminhamentos prático-teóricos no ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Eliane Hércules Augusto-Navarro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Eliane Hércules Augusto-Navarro é professora associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha no curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL). Ela ensina inglês há mais de 20 anos e seus principais temas de pesquisa incluem educação de professores, ensino-aprendizagem de gramática, inglês para propósitos específicos (ESP e EAP), análise de gêneros e materiais didáticos.

Claudia Jotto Kawachi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Cláudia Jotto Kawachi é doutoranda do programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e desenvolve pesquisas nos temas: ensino de gramática como habilidade e cognição de professores de LI. Possui experiência na área de língua inglesa como professora em institutos de idioma e escolas da rede particular de ensino, bem como na área de formação de professores de LI.

Cristiane Oliveira Campos-Gonella, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Cristiane Oliveira Campos-Gonella é doutoranda na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e trabalha como professora de língua inglesa em escolas de idiomas, escolas públicas e privadas de ensino regular, bem como atua na formação de professores. Sua pesquisa está voltada para a motivação dos aprendizes, cognição de professores e desenvolvimento de material didático.

Daniela Terenzi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Daniela Terenzi é doutoranda em Linguística na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência em escolas de idiomas, escolas de ensino regular e cursos de graduação. Em 2009, obteve o título de mestre ao apresentar o trabalho cujo foco era os aspectos do ensino de gramática como habilidade.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

AUGUSTO-NAVARRO, Eliane Hércules; KAWACHI, Claudia Jotto; CAMPOS-GONELLA, Cristiane Oliveira; TERENZI, Daniela. Ensino colaborativo no terceiro grau: formação do professor por meio da prática relexiva. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 37–56, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p37. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8509. Acesso em: 3 jul. 2024.