O papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p57Palavras-chave:
Observação de sala de aula, Estágio supervisionado de inglês, Formação de professoresResumo
Este artigo tem como objetivo discutir o papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de língua inglesa, por meio da comparação de duas situações em que esta se realizou. Buscamos, primeiramente, resgatar a experiência de observação de aulas de alguns professores que foram estagiários no final dos anos 80 e início dos 90 e, posteriormente, investigar seus entendimentos em relação ao fato de serem observados, na condição atual de professores-regentes. Fundamentamo-nos nos modelos de formação de professores discutidos por Wallace (1991), Shön (1987) e Zeichner (2008). Constatamos que a observação de aulas no estágio permanece tradicionalmente da mesma forma desde a graduação dos pesquisados, ou seja, ainda consiste, em grande parte, de avaliações metodológicas da prática do professor, seguindo os preceitos do modelo de aplicação das ciências ou “racionalidade técnica”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.