O papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p57Palabras clave:
Observação de sala de aula, Estágio supervisionado de inglês, Formação de professoresResumen
Este artigo tem como objetivo discutir o papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de língua inglesa, por meio da comparação de duas situações em que esta se realizou. Buscamos, primeiramente, resgatar a experiência de observação de aulas de alguns professores que foram estagiários no final dos anos 80 e início dos 90 e, posteriormente, investigar seus entendimentos em relação ao fato de serem observados, na condição atual de professores-regentes. Fundamentamo-nos nos modelos de formação de professores discutidos por Wallace (1991), Shön (1987) e Zeichner (2008). Constatamos que a observação de aulas no estágio permanece tradicionalmente da mesma forma desde a graduação dos pesquisados, ou seja, ainda consiste, em grande parte, de avaliações metodológicas da prática do professor, seguindo os preceitos do modelo de aplicação das ciências ou “racionalidade técnica”.
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