Papel social e emancipação: discutindo as bases da profissão docente

Autores

  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria - Professor Titular Pós-Doutor
  • Joseane Amaral Universidade Federal de Santa Maria - estudante de Mestrado em Estudos Linguísticos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p523

Palavras-chave:

Papel social, Atribuição, Professor

Resumo

A constituição do papel social do professor de línguas ainda é pouco discutida no meio acadêmico. O presente artigo tem por objetivo acender este debate, estabelecendo um contraponto com a única licenciatura que possui regulamentação própria: a Educação Física. Com os aportes metodológicos da Linguística de Corpus, analisamos textos de periódicos, assinalando as diferenças entre estas duas profissões ligadas à esfera educacional, embora distinta em termos legais. Os resultados apontam para a emergência de um discurso endógeno no caso das profissões de maioridade jurídica, em contraposição à exogenia discursiva que marca as intervenções nas (semi)profissões.

Biografia do Autor

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria - Professor Titular Pós-Doutor

Professor Titular Pós-Doutor da Universidade Federal de Santa Maria. Unidade/Departamento: Letras Vernáculas – Centro de Artes e Letras.

Joseane Amaral, Universidade Federal de Santa Maria - estudante de Mestrado em Estudos Linguísticos

Cursa o Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria. É Especialista em Linguística, Ensino de Línguas e Literatura (2009), Graduada em Letras - Português/Inglês (2007) e Técnica em Sistemas de Informação (2003). É bolsista Capes e atua na linha de pesquisa Linguagem e Interação, da UFSM, sob orientação do professor Dr. Marcos Gustavo Richter.

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Publicado

2011-06-15

Como Citar

RICHTER, Marcos Gustavo; AMARAL, Joseane. Papel social e emancipação: discutindo as bases da profissão docente. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 523–550, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p523. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8436. Acesso em: 28 jun. 2024.