Relatos de experiência docente na Educação Infantil: reflexões a partir do V Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional da Infância, Educação e Teoria Crítica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p333Palavras-chave:
Relatos; Experiência Docente; Educação Infantil.Resumo
O presente texto tem como objetivo refletir acerca dos relatos de experiência de professores da Educação Infantil apresentados no V Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional da Infância, Educação e Teoria Crítica da UEL. A partir das experiências vividas por adultos e crianças em contexto educativo infantil, sejam elas simples ou complexas, carregam significados e saberes que são constitutivos para a elevação do patamar simbólico, afetivo, social e cognitivo de crianças de meses até 5 anos de idade. Assim, a metodologia é um estudo bibliográfico com análise crítica das narrativas docentes em forma de relatos de experiência apresentados no respectivo evento. Para tanto, foi possível constatar a valoriasidade que as experiências vivenciadas no cotidiano da Educação Infantil possuem e que são proporcionadas pelos docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento das crianças por meio de momentos repletos de significados, tais como os relatados que compõem essa proposta, portanto, concluímos que o fato de compartilhar as experiências vivenciadas nas salas de aula na etapa da Educação Infantil favorecem o entendimento e ampliam as possibilidades de atuação docente visando um único objetivo: promover o processo de ensino e aprendizagem das crianças, garantindo o direito dessas a uma educação de qualidade conforme previsto nos documentos legais, tais como a Constituição Federal de 1988.
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