Relatos de experiência docente na Educação Infantil: reflexões a partir do V Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional da Infância, Educação e Teoria Crítica

Autores

  • Vivian Leite Pereira Montanher Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0001-5912-775X
  • Marcela Regina Mafra Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Regina Furlan Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p333

Palavras-chave:

Relatos; Experiência Docente; Educação Infantil.

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir acerca dos relatos de experiência de professores da Educação Infantil apresentados no V Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional da Infância, Educação e Teoria Crítica da UEL. A partir das experiências vividas por adultos e crianças em contexto educativo infantil, sejam elas simples ou complexas, carregam significados e saberes que são constitutivos para a elevação do patamar simbólico, afetivo, social e cognitivo de crianças de meses até 5 anos de idade. Assim, a metodologia é um estudo bibliográfico com análise crítica das narrativas docentes em forma de relatos de experiência apresentados no respectivo evento. Para tanto, foi possível constatar a valoriasidade que as experiências vivenciadas no cotidiano da Educação Infantil possuem e que são proporcionadas pelos docentes com o intuito de favorecer o desenvolvimento das crianças por meio de momentos repletos de significados, tais como os relatados que compõem essa proposta, portanto, concluímos que o fato de compartilhar as experiências vivenciadas nas salas de aula na etapa da Educação Infantil favorecem o entendimento e ampliam as possibilidades de atuação docente visando um único objetivo: promover o processo de ensino e aprendizagem das crianças, garantindo o direito dessas a uma educação de qualidade conforme previsto nos documentos legais, tais como a Constituição Federal de 1988. 

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Biografia do Autor

Vivian Leite Pereira Montanher, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2022/2023). Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ) (2009) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Apucarana) (2013). Docente do Ensino Fundamental e da Educação Infantil no Município de Arapongas (PR) (desde 2006).

Marcela Regina Mafra, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2022). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP- Campus de Cornélio Procópio - 2010), Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (UCESP - 2013), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA - 2011); Especialista em Fisica para o Novo Ensino Médio pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2012); Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP - 2012).  Professora de Educação Infantil no Município de Cambé - PR.

Marta Regina Furlan, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pós graduação em Metodologia da Ação Docente (UEL), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

MONTANHER, Vivian Leite Pereira; MAFRA, Marcela Regina; FURLAN, Marta Regina. Relatos de experiência docente na Educação Infantil: reflexões a partir do V Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional da Infância, Educação e Teoria Crítica. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 333–349, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p333. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48906. Acesso em: 3 dez. 2024.

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