O trabalho pedagógico na Educação Infantil e as tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p316Palavras-chave:
Educação Infantil; Criança; Tecnologias; Brincadeiras.Resumo
As crianças do século XXI fazem parte da chamada “geração Net”, pois já nasceram imersas nas tecnologias da comunicação e informação, por meio das quais se comunicam, fazem novos amigos e brincam com os dispositivos eletrônicos com bastante facilidade, desde muito pequenas. Nesse sentido, o propósito desta pesquisa é discutir as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir das brincadeiras digitais e de suas implicações na aprendizagem das crianças. Acredita-se que as atividades lúdicas das telas digitais propiciam a construção das subjetividades e aprendizagens na infância, já que revelam os modos de ser e de viver das crianças. Com o intuito de discutir essas e outras questões, optou-se pela pesquisa de caráter bibliográfico. Os resultados evidenciam que os jogos e as brincadeiras eletrônicas podem ser utilizados como ferramentas de trabalho pelas professoras, desde que as atividades sejam planejadas de modo intencional e educativo. A proposição de atividades por meio das tecnologias instiga e desafia as crianças a pensarem com criticidade e criatividade os aparatos digitais, além de promover diferentes aprendizagens e interação entre os pares.
Downloads
Referências
AMANTE, Lúcia. As TIC na escola e no jardim de infância: motivos e fatores para a sua integração. Revista Sísifo, Lisboa, n. 3, p. 51-59, maio/ago. 2007. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/61. Acesso em: 5 abr. 2023.
ANGOTTI, Maristela. Educação Infantil: para que, para quem e por quê. 2. ed. Campinas: Alinea, 2006.
AZUMA, Ronald. Making augmented reality a reality. In: OSA IMAGING AND APPLIED OPTICS CONGRESS, 2017, San Francisco. Anais […]. San Francisco: [s. n.], 2017. p. 25-29. Disponível em: https://ronaldazuma.com/papers/OSA2017_invited_paper_Azuma.pdf Acesso em: 16 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1364/3D.2017.JTu1F.1
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 abr. 2023.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 5 abr. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 5 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da base nacional comum curricular. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 2, p. 41-44, 22 dez. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 10 mar. 2023.
COELHO, Patrícia Margarida Farias. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto livre, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 88-94, 2012. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.88-95. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.88-95
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Ministério da Educação, 2010. p. 1-20. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file. Acesso em: 10 mar. 2023.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, Florianópolis, v. 10, p. 37-45, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004
MIGUEL, Carolina Costa. Tecnologia na educação infantil: letramento digital e computação desplugada. Cedes, Campinas, v. 43, n. 120, p. 60-72, maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/CC271211. DOI: https://doi.org/10.1590/cc271211
OLIVEIRA, Sonara Maria Lopes de. Articulação entre educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de formação em contexto do colégio Mãe de Deus. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/V%20Jornada%20de%20Didatica%20e%20IV%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD%20Saberes%20e%20praticas%20da%20docencia/ARTICULACAO%20ENTRE%20EDUCACA%20INFANTIL%20E%20ANOS%20INICIAIS%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação: uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escolas. Rio de Janeiro: Departamento Científico de Saúde Escolar, 2019.
VYGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daiane Souza Domingues, Silvana Binde Kresciglova, Jaqueline Delgado Paschoal, Marta Regina Furlan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.