Práticas de leitura desenvolvidas na escola da infância no período da pandemia de covid-19: considerações com aportes da Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p499

Palavras-chave:

Práticas de leitura; Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Pandemia; covid-19.

Resumo

Durante o período pandêmico, por decorrência do isolamento social, o contexto escolar foi afetado. Dentre as atividades que foram implicadas por essa realidade que se impôs, têm-se as práticas de leitura. Assim, considerando os artigos científicos produzidos na área da Educação, questiona-se: de que maneira esses trabalhos perceberam e analisaram as práticas de leitura desenvolvidas na Escola da Infância em tempos de pandemia de covid-19? O objetivo é buscar compreender como as práticas de leitura foram trabalhadas na Escola da Infância no contexto da pandemia de covid-19, tendo como parâmetro os dados obtidos em artigos científicos publicados entre 2020-2022, compreendendo o período de calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus, localizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando os marcadores: “Leitura”; “Práticas de Leitura”; “Educação Infantil” e “Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O procedimento metodológico adotado para esta investigação foi a pesquisa bibliográfica com tratamento qualitativo dos dados. Os resultados mostraram que as práticas de leitura no ensino remoto foram: uso de gêneros literários distintos, brincadeiras, contação de história via meet e por meio de transmissões no aplicativo Facebook, leitura de deleite etc., visando estimular a imaginação e a ludicidade no universo da Escola da Infância. Entretanto, os resultados são incipientes, devido ao baixo número de publicações, por isso, ainda há a necessidade de investigar mais sobre as estratégias adotadas nesse período.

Biografia do Autor

Ana Luiza Marques Pedraçoli , Universidade Estadual de Londrina

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estagiária de Iniciação Científica. Membro do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 

Thais Christine de Oliveira da Silva , Universidade Estadual de Londrina

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estagiária de Iniciação Científica (bolsista). Membro do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Licenciando em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). 

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Líder do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

PEDRAÇOLI , Ana Luiza Marques; SILVA , Thais Christine de Oliveira da; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Práticas de leitura desenvolvidas na escola da infância no período da pandemia de covid-19: considerações com aportes da Teoria Histórico-Cultural. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 499–515, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p499. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48723. Acesso em: 29 jun. 2024.

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