Práticas de leitura desenvolvidas na escola da infância no período da pandemia de covid-19: considerações com aportes da Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p499

Palavras-chave:

Práticas de leitura; Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Pandemia; covid-19.

Resumo

Durante o período pandêmico, por decorrência do isolamento social, o contexto escolar foi afetado. Dentre as atividades que foram implicadas por essa realidade que se impôs, têm-se as práticas de leitura. Assim, considerando os artigos científicos produzidos na área da Educação, questiona-se: de que maneira esses trabalhos perceberam e analisaram as práticas de leitura desenvolvidas na Escola da Infância em tempos de pandemia de covid-19? O objetivo é buscar compreender como as práticas de leitura foram trabalhadas na Escola da Infância no contexto da pandemia de covid-19, tendo como parâmetro os dados obtidos em artigos científicos publicados entre 2020-2022, compreendendo o período de calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus, localizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando os marcadores: “Leitura”; “Práticas de Leitura”; “Educação Infantil” e “Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O procedimento metodológico adotado para esta investigação foi a pesquisa bibliográfica com tratamento qualitativo dos dados. Os resultados mostraram que as práticas de leitura no ensino remoto foram: uso de gêneros literários distintos, brincadeiras, contação de história via meet e por meio de transmissões no aplicativo Facebook, leitura de deleite etc., visando estimular a imaginação e a ludicidade no universo da Escola da Infância. Entretanto, os resultados são incipientes, devido ao baixo número de publicações, por isso, ainda há a necessidade de investigar mais sobre as estratégias adotadas nesse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Marques Pedraçoli , Universidade Estadual de Londrina

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estagiária de Iniciação Científica. Membro do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 

Thais Christine de Oliveira da Silva , Universidade Estadual de Londrina

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estagiária de Iniciação Científica (bolsista). Membro do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Licenciando em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). 

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL). Líder do grupo estudo e pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. 

Referências

ADOLFO, Sérgio Paulo. Literatura e visão de mundo. In: REZENDE, Lucinea Aparecida de (org.). Leitura e visão de mundo: peças de um quebra‐cabeça. Londrina: EDUEL, 2007.

ANJOS, Ricardo Eleutério dos. Atividade consciente do ser humano: fundamentos filosóficos da teoria histórico cultural. Reflex, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 1, p. 19-33, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11988 DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11988

DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100004

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100005

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Celebrando possibilidades leitoras: as crianças necessitam, podem e apreciam ler já desde a pequena infância. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, n. 4, p. 35-48, jul./dez. 2016. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/178/136. Acesso em: 31 jul. 2023.

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 83-104, jan./jun. 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rp/v25n01/v25n01a05.pdf. Acesso em: 31 jul. 2023.

MILLER, Stela; ARENA, Dagoberto Buim. A constituição dos significados e dos sentidos no desenvolvimento das atividades de estudo. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 341-353, jul./dez. 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstreams/860c536d-95f7-4434-95f1-fc374761d909/download. Acesso em: 10 maio 2023.

SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SILVA, Joice Ribeiro Machado da. Educação literária e formação de leitores: da leitura em si para leitura para si. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 168-177, jan./jun. 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114926/ISSN01043757-2012-19-01-194-214.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 6 maio 2023.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras escogidas. Madrid: Centro de Publicaciones del M.E.C.; Visor Distribuciones, 1993.

WORLD BANK. The state of global learning poverty: 2022 update. Washington, DC: The World Bank, 2022.

Downloads

Publicado

21-06-2024

Como Citar

PEDRAÇOLI , Ana Luiza Marques; SILVA , Thais Christine de Oliveira da; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Práticas de leitura desenvolvidas na escola da infância no período da pandemia de covid-19: considerações com aportes da Teoria Histórico-Cultural. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 499–515, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p499. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48723. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.