Práticas de leitura desenvolvidas na escola da infância no período da pandemia de covid-19: considerações com aportes da Teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p499Palavras-chave:
Práticas de leitura; Educação Infantil; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Pandemia; covid-19.Resumo
Durante o período pandêmico, por decorrência do isolamento social, o contexto escolar foi afetado. Dentre as atividades que foram implicadas por essa realidade que se impôs, têm-se as práticas de leitura. Assim, considerando os artigos científicos produzidos na área da Educação, questiona-se: de que maneira esses trabalhos perceberam e analisaram as práticas de leitura desenvolvidas na Escola da Infância em tempos de pandemia de covid-19? O objetivo é buscar compreender como as práticas de leitura foram trabalhadas na Escola da Infância no contexto da pandemia de covid-19, tendo como parâmetro os dados obtidos em artigos científicos publicados entre 2020-2022, compreendendo o período de calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus, localizados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando os marcadores: “Leitura”; “Práticas de Leitura”; “Educação Infantil” e “Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O procedimento metodológico adotado para esta investigação foi a pesquisa bibliográfica com tratamento qualitativo dos dados. Os resultados mostraram que as práticas de leitura no ensino remoto foram: uso de gêneros literários distintos, brincadeiras, contação de história via meet e por meio de transmissões no aplicativo Facebook, leitura de deleite etc., visando estimular a imaginação e a ludicidade no universo da Escola da Infância. Entretanto, os resultados são incipientes, devido ao baixo número de publicações, por isso, ainda há a necessidade de investigar mais sobre as estratégias adotadas nesse período.
Downloads
Referências
ADOLFO, Sérgio Paulo. Literatura e visão de mundo. In: REZENDE, Lucinea Aparecida de (org.). Leitura e visão de mundo: peças de um quebra‐cabeça. Londrina: EDUEL, 2007.
ANJOS, Ricardo Eleutério dos. Atividade consciente do ser humano: fundamentos filosóficos da teoria histórico cultural. Reflex, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 1, p. 19-33, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11988 DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11988
DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100004
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622004000100005
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Celebrando possibilidades leitoras: as crianças necessitam, podem e apreciam ler já desde a pequena infância. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, n. 4, p. 35-48, jul./dez. 2016. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/178/136. Acesso em: 31 jul. 2023.
MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 83-104, jan./jun. 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rp/v25n01/v25n01a05.pdf. Acesso em: 31 jul. 2023.
MILLER, Stela; ARENA, Dagoberto Buim. A constituição dos significados e dos sentidos no desenvolvimento das atividades de estudo. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 341-353, jul./dez. 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstreams/860c536d-95f7-4434-95f1-fc374761d909/download. Acesso em: 10 maio 2023.
SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SILVA, Joice Ribeiro Machado da. Educação literária e formação de leitores: da leitura em si para leitura para si. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 168-177, jan./jun. 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/114926/ISSN01043757-2012-19-01-194-214.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 6 maio 2023.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Obras escogidas. Madrid: Centro de Publicaciones del M.E.C.; Visor Distribuciones, 1993.
WORLD BANK. The state of global learning poverty: 2022 update. Washington, DC: The World Bank, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Luiza Marques Pedraçoli , Thais Christine de Oliveira da Silva , Luiz Gustavo Tiroli, Adriana Regina de Jesus Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.