v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica

					Visualizar v. 23 n. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica
Publicado: 31-12-2023

Edição completa

Apresentação

  • Apresentação

    Beatriz Aparecida Alencar , Daniela de Souza Silva Costa, Valeska Gracioso Carlos
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p01-05

Artigos

  • Oportunidades perdidas: uma análise da variação linguística em livros didáticos

    Camila Witt Ulrich, Gabriela Tornquist Mazzaferro, Leonor Simioni
    06-27
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p06-27
  • O ensino de português e a problemática abordagem da variação linguística em livros didáticos

    Pedro Henrique Souza da Silva, Marcelo Rodrigues de Lima, Adriane Teresinha Sartori
    28-48
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p28-48
  • Norma culta, norma-padrão e variedade linguística nos mediadores curriculares produzidos a partir do Currículo Paulista

    Renata Polizeli
    49-69
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p49-69
  • Variação linguística no Enem: uma análise dos cadernos de 2017 a 2023

    Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, Marcus Antonio de Sousa Filho, José Ribamar Lopes Batista Júnior [Ribas Ninja]
    70-95
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p70-95
  • A diagnose de traços graduais em redações escolares e a importância da pedagogia da variação linguística

    Marcus Garcia de Sene, Juliana Bertucci Barbosa
    96-117
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p96-117
  • Da oralidade à produção escrita: um estudo sobre o (des)uso variacionista do pronome oblíquo

    Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Rosânia Fernandes Pereira Mota
    118-136
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p118-136
  • Sequenciadores retroativo-propulsores e, aí e então na sala de aula de língua materna: uma proposta didática

    Priscila Medeiros, Juliene Pedrosa
    137-157
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p137-157
  • Variação Lexical: desenvolvimento de atividade em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental

    Any Cristina Felix, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
    158-175
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p158-175
  • Educação linguística, variação e ensino: como eles se encontram?

    Beatriz Aparecida Alencar , Daniela de Souza Silva Costa
    176-191
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p176-191
  • Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's

    Amanda Balduino
    192-214
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214
  • A variação linguística na formação e na prática de comunicadores de rádio e outras mídias

    Ana Paula Marques Barbosa, Elisa Battisti
    215-236
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p215-236
  • Interferência das variantes do português europeu e brasileiro no uso de clíticos por aprendizes de PLE

    Alessandra Baldo
    237-254
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p237-254
  • Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

    Heri Pontes
    255-272
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p255-272
  • Estratégias docentes para romper com o colonialismo em sala de aula de E/LE no ensino superior

    Marcelle Ferreira Leal
    273-294
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p273-294

Resenhas

  • Resenha de “Variação linguística na escola”, de Joyce Elaine Almeida e Stella Bortoni-Ricardo

    Gilberto Antonio Peres, Talita de Cássia Marine
    295-304
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p295-304
  • Resenha de “Uma viagem com a linguística: um panorama para iniciantes”, de Rosa Maria Carlota

    Amanda Balbão da Silva, Marcelo Módolo
    305-309
    DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p305-309