Resenha de “Variação linguística na escola”, de Joyce Elaine Almeida e Stella Bortoni-Ricardo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p295-304

Resumo

O livro “Variação linguística na escola”, organizado por Joyce Elaine de Almeida e Stella Maris Bortoni-Ricardo e publicado pela Editora Contexto, no primeiro semestre de 2023, possui 94 páginas e apresenta-se estruturado por uma breve introdução, seguida das duas partes que dão corpo à obra: uma pequena parte teórica, que vai da página 9 a 28, e outra mais robusta, composta por propostas didáticas que vão da página 29 a 71. Em seguida, são apresentadas as respostas aos exercícios das atividades didáticas, a bibliografia da obra e uma pequena apresentação dos autores. 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilberto Antonio Peres, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorando em Estudos Linguísticos pela UFU. É graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio (MG), atual UNICERP. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa da rede pública da SEEMG, atuando nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Talita de Cássia Marine, Universidade Federal de Uberlândia - UFU (MG)

Talita de Cássia Marine é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara com estágio PDEE na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e no Centro de Linguística da mesma universidade (CLUL). Realizou pós-doutorado na área de Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Letras: ensino de língua e literatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente, é professora associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, atuando também no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras) como membro permanente.

Referências

BAGNO, M. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BORTONI-RICARDO, S. M. Português brasileiro, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2021.

BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental – Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CAMACHO, R. G. A variação linguística. In: Subsídios à proposta curricular de língua portuguesa para o 1º e 2º graus. São Paulo: SE/CENP, 1988. 3 v.

CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v13i1p7-16

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

FARACO, C. A.; ZILLES, A. M. Para conhecer norma linguística. São Paulo: Contexto, 2017.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

ANTONIO PERES, G.; DE CÁSSIA MARINE, T. Resenha de “Variação linguística na escola”, de Joyce Elaine Almeida e Stella Bortoni-Ricardo. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 3, p. 295–304, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n3p295-304. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49238. Acesso em: 9 maio. 2024.