Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214

Palavras-chave:

Variação Linguística, Ensino, Racionais

Resumo

 Este artigo discute uma proposta didática voltada ao trato da variação linguística juntamente a reflexões gramaticais e discursivas. As atividades apresentadas e debatidas foram desenvolvidas em 2022 com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Baseadas no álbum Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC's (1997) e assumindo que as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico devem incorporar uma abordagem interdisciplinar, considerando língua e a linguagem como objetos multifacetados e complexos, propomos um trabalho sobre variação linguística no Ensino Básico a partir de um arcabouço teórico e metodológico amplo que explora três níveis de consciência linguística: sistêmica-formal (Saussure, 2006; Hjelmslev, 1975; Chomsky, 2005), pragmático-discursiva (Orlandi, 2005) e, principalmente, sociolinguística (Weinreich; Labov; Herzog, 2006[1968]; Oushiro, 2019).

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

BALDUINO, Amanda. Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC’s. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 3, p. 192–214, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215. Acesso em: 21 nov. 2024.