Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214

Palavras-chave:

Variação Linguística, Ensino, Racionais

Resumo

 Este artigo discute uma proposta didática voltada ao trato da variação linguística juntamente a reflexões gramaticais e discursivas. As atividades apresentadas e debatidas foram desenvolvidas em 2022 com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Baseadas no álbum Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC's (1997) e assumindo que as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Básico devem incorporar uma abordagem interdisciplinar, considerando língua e a linguagem como objetos multifacetados e complexos, propomos um trabalho sobre variação linguística no Ensino Básico a partir de um arcabouço teórico e metodológico amplo que explora três níveis de consciência linguística: sistêmica-formal (Saussure, 2006; Hjelmslev, 1975; Chomsky, 2005), pragmático-discursiva (Orlandi, 2005) e, principalmente, sociolinguística (Weinreich; Labov; Herzog, 2006[1968]; Oushiro, 2019).

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AUSTIN, J. How to do things with words. Harvard University Press, 1962.

BORTONI-RICARDO, S.M. Nós chegemuna escola, e agora? São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas. EDUSP, São Paulo, 2008.

BRANSFORD, J.; BROWN, A.; COCKING,, R. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Editora Senac, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL, SEF/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília, DF: SEF/MEC, 1998.

CHOMSKY, N. Three factors in language design. Linguistic Inquiry, v. 36, p. 1-22, 2005. DOI: 10.1162/0024389052993655. DOI: https://doi.org/10.1162/0024389052993655

DEUTSCHMANN, M.; STEINVALL, A. Combatting Linguistic Stereotyping and Prejudice by Evoking Stereotypes. Open Linguistics, v. 6, n. 1, p. 651-671, 2020 Disponível em: https://doi.org/10.1515/opli-2020-0036. Acesso em: 23 out.2023. DOI: https://doi.org/10.1515/opli-2020-0036

FRANCHI, C. Criatividade e gramática? In: POSSENTI, Sírio. (org). Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola Editorial, p. 31-101, 2006.

HJELMSLEV, L. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.

LAMBERT, W.; LAMBERT, W. Psicologia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

LIPPI-GREEN, R. English with an Accent: Language, Ideology and Discrimination in the United States. London: Routledge, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203348802

MARCUSCHI, L. A. Lingüística de Texto: o que é e como se faz.Recife:UFPE, 1983.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ORMUNDO, W; SINISCALCHI, C. Se liga nas Linguagens – Português. Editora Moderna, PNLD, 2021.

PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. 2. ed. Campinas: Pontes, 2017.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes Editores, 2005.

OUSHIRO, L. Conceitos de identidade e métodos para seu estudo na sociolinguística. Estudos linguísticos e literários. Salvador, n.62, p. 304-325, 2019. DOI:10.9771/ell.v0i63.33777.Disponívelem:https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/33777. Acesso em: 23 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.9771/ell.v0i63.33777

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006 [1916].

SILVA, J.C. Rap, a trilha sonora do gueto: um discurso musical no combate ao racismo, violências e violações aos direitos humanos na periferia. In Proceedings of the 1st. Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros Anais do Primeiro Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, 2012, São Paulo (SP) [online]. 2012. Disponível em:http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000132012000100020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 out. 2023.

RACIONAIS Mc's. Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SOARES, P. R. R.; RUIZ, S. . H. de F.; DE ALMEIDA BARONAS, J. E. Crenças e atitudes linguísticas de alunos do 5º ano: ensino de língua portuguesa e variação linguística. Entretextos, Londrina, v. 22, n. 3, p. 46–66, 2022. DOI: 10.5433/1519-5392.2022v22n3p46-66. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46664. Acesso em: 23 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p46-66

TESCARI NETO, A.; PEREIRA, G. Julgamentos de gramaticalidade na pesquisa, no ensino e na extensão: popularizando a metodologia da análise gerativa na formação (continuada) de professores. Revista Internacional de Extensão da UNICAMP, Campinas, SP, v. 2, n. 00, p. e021003, 2021. DOI: 10.20396/ijoce.v2i00.14031. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ijoce/article/view/14031. Acesso em: 23 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/ijoce.v2i00.14031

WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2006[1968].

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

BALDUINO, A. Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC’s. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 3, p. 192–214, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49215. Acesso em: 28 abr. 2024.