O ensino de português e a problemática abordagem da variação linguística em livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p28-48

Palavras-chave:

variação linguística, livro didático, ensino de português brasileiro

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o tópico “variação linguística” em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático 2021. Para realizar a análise, apresentamos pressupostos do ensino de língua portuguesa a partir dos anos 1980, sobretudo Geraldi (2002) e Soares (1986), com destaque para a entrada da concepção de gênero discursivo (Bakhtin, 2003) no final do século passado. Propomos uma análise qualitativo-interpretativista, pelo viés da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 1994, 2006, 2022), realizando um estudo documental, no qual os sete livros aprovados constituem o material selecionado. Os resultados apontam para a presença do tópico “variação linguística” em todos os livros, bem como aspectos ligados a preconceito linguístico. No entanto, a concepção de língua como interação social, consagrada nos estudos de gêneros discursivos, parece não contemplar o referido tópico, apresentado por atividades atreladas à avaliação do uso linguístico, as quais acabam por enfatizar concepções tradicionais de língua. Por fim, defendemos o ensino do português brasileiro como centro do trabalho pedagógico, a partir da metáfora do “roçado linguístico”, abandonando, assim, a noção de “adequação linguística” para assumir o “esperançar” (Freire, 2020) do “agonismo” (Foucault, 2011), para nós, “agonismo linguístico”.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Souza da Silva, UFMG

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista CAPES. Mestre em Educação e docência pela faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Adriane Teresinha Sartori, UFMG

Doutorado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Professora do Curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. 

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

SOUZA DA SILVA, P. H.; RODRIGUES DE LIMA, M.; TERESINHA SARTORI, A. O ensino de português e a problemática abordagem da variação linguística em livros didáticos . Entretextos, Londrina, v. 23, n. 3, p. 28–48, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n3p28-48. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49421. Acesso em: 9 maio. 2024.

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