Norma culta, norma-padrão e variedade linguística nos mediadores curriculares produzidos a partir do Currículo Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p49-69

Palavras-chave:

currículo apresentado ao professor, variedade linguística, ensino de língua portuguesa

Resumo

 Este artigo tem por objetivo refletir sobre como o Currículo Paulista (São Paulo, 2019), em resposta à Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2019), trata a dimensão da variação linguística, no eixo de análise linguística e semiótica. Para isso, o recorte analítico comporta uma situação de aprendizagem do primeiro volume do material didático intitulado de Currículo em Ação, para o nono ano do Ensino Fundamental Anos Finais, produzido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A análise dá-se por meio do cotejo de textos, expressado por Geraldi (2012), cujo percurso consiste na recuperação de parte do elo da cadeia de comunicação, com a intenção de colocar um texto em diálogo com outros para que se possa levantar alguns sentidos produzidos entre eles. Os dados indicam a superficialidade no tratamento ao tema, de modo a manter a cultura do erro como intrínseca à perspectiva de compreensão das variedades linguísticas.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

POLIZELI, R. Norma culta, norma-padrão e variedade linguística nos mediadores curriculares produzidos a partir do Currículo Paulista. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 3, p. 49–69, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n3p49-69. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49362. Acesso em: 9 maio. 2024.