Norma culta, norma-padrão e variedade linguística nos mediadores curriculares produzidos a partir do Currículo Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p49-69

Palavras-chave:

currículo apresentado ao professor, variedade linguística, ensino de língua portuguesa

Resumo

 Este artigo tem por objetivo refletir sobre como o Currículo Paulista (São Paulo, 2019), em resposta à Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2019), trata a dimensão da variação linguística, no eixo de análise linguística e semiótica. Para isso, o recorte analítico comporta uma situação de aprendizagem do primeiro volume do material didático intitulado de Currículo em Ação, para o nono ano do Ensino Fundamental Anos Finais, produzido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A análise dá-se por meio do cotejo de textos, expressado por Geraldi (2012), cujo percurso consiste na recuperação de parte do elo da cadeia de comunicação, com a intenção de colocar um texto em diálogo com outros para que se possa levantar alguns sentidos produzidos entre eles. Os dados indicam a superficialidade no tratamento ao tema, de modo a manter a cultura do erro como intrínseca à perspectiva de compreensão das variedades linguísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Português brasileiro, a língua que falamos. São Paulo: Editora Contexto, 2021.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Análise linguística do português brasileiro por meio de quatro contínuos: encontrando o trabalho de Marilda Cavalcanti. Delta, São Paulo, v. 38, n. 4, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460X202259478 DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x202259478

GERALDI, João Wanderley. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. p. 19-29.

FARACO, Carlos Alberto. Questões de política de língua no Brasil: problemas e implicações. Educar em Revista. Curitiba, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/ZMQ9GVJr56yH93MRKpBHTLK/?lang=pt. Acesso em 03 nov. 2023.

FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.

FARACO, Carlos Alberto. Pedagogia da Variação Linguística. Língua, Diversidade e Ensino. São Paulo: Parábola, 2015.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.

POLIZELI, Renata Cristina Alves. Do currículo prescrito aos mediadores: currículo paulista e os cadernos currículo em ação de língua portuguesa - ensino fundamental anos finais. 2023. 1 recurso online (261 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12567. Acesso em: 30 set. 2023.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da R. Rosa. 3. ed. Porto Alegre, ArtMed, 2000.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

SÃO PAULO. Estado. Currículo em Ação 9 Nono Ano Ensino Fundamental II Caderno do Aluno volume 1. São Paulo: SEDUC, 2021. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2021/01/EF_ES_9-an. Acesso: 19 dez. 2023.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

POLIZELI, Renata. Norma culta, norma-padrão e variedade linguística nos mediadores curriculares produzidos a partir do Currículo Paulista. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 3, p. 49–69, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n3p49-69. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49362. Acesso em: 23 nov. 2024.