Variação Lexical: desenvolvimento de atividade em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p158-175Palavras-chave:
Ensino, Léxico, Variação linguísticaResumo
Este artigo é um recorte da dissertação do Curso de Mestrado em Educação realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, no biênio 2022/2023, dentro da linha de pesquisa Educação e Linguagem. A dissertação foi construída a partir dos dados coletados em pesquisa de campo realizada numa escola de educação básica da região norte da cidade de Maceió/AL, com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, composta por 27 alunos, sendo 21 meninos e 06 meninas com faixa etária entre 10 e 11 anos, no turno matutino no período correspondente ao segundo semestre de 2022. Durante a pesquisa de campo, foram realizadas 04 atividades, das quais selecionamos a primeira atividade praticada com os alunos - “Brincadeira Palavras na sacola” - para observar a consciência dos alunos sobre variação lexical por meio do desenvolvimento de atividades. Para tanto, neste trabalho, objetivamos discorrer sobre o desdobramento desta atividade com alunos participantes da pesquisa. Para fundamentar nossas discussões, buscamos contribuições de teóricos, dentre os quais destacamos: Bagno (2007; 2017), Bortoni-Ricardo (2004), Calvet (2002), Oliveira e Isquerdo (2001), entre outros que pesquisam e tecem reflexões sobre a língua, variação linguística, léxico e variação lexical com consideração de aspectos sociolinguísticos. Os principais resultados apontam que, ao longo da realização da atividade Brincadeira “Palavras na sacola”, os alunos apresentaram desenvolvimento da consciência da variação lexical por meio da ampliação de conhecimentos sobre a língua, observação dos falares cotidianos, inferências dos diversos sentidos/significados em diferentes contextos e intenções comunicativas.
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Referências
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