Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Start
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Indexers
Contact
Policies
Digital Preservation
Copyright
Open Access Policy
Plagiarism Prevention and Integrity
Peer Review Process
Publishing Fees
Current
Archives
Announcements
UEL Journal Portal
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 23 No. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica
Vol. 23 No. 3 (2023): Variação linguística e ensino: a prática em sala de aula e a pesquisa científica
Published:
2023-12-31
Full Issue
PDF (Português (Brasil))
Expediente
Expediente
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Apresentação
Beatriz Aparecida Alencar , Daniela de Souza Silva Costa, Valeska Gracioso Carlos
01-05
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p01-05
Artigos
Oportunidades perdidas: uma análise da variação linguística em livros didáticos
Camila Witt Ulrich, Gabriela Tornquist Mazzaferro, Leonor Simioni
06-27
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p06-27
Teaching Portuguese and the problematic approach of linguistic variation in textbooks
Pedro Henrique Souza da Silva, Marcelo Rodrigues de Lima, Adriane Teresinha Sartori
28-48
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p28-48
Cultured norm, standard norm and linguistic variety in curricular mediators produced from the São Paulo Curriculum
Renata Polizeli
49-69
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p49-69
Linguistic variation in the ENEM: an analysis of the notebooks from 2017 to 2023
Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, Marcus Antonio de Sousa Filho, José Ribamar Lopes Batista Júnior [Ribas Ninja]
70-95
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p70-95
A diagnose de traços graduais em redações escolares e a importância da pedagogia da variação linguística
Marcus Garcia de Sene, Juliana Bertucci Barbosa
96-117
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p96-117
Da oralidade à produção escrita: um estudo sobre o (des)uso variacionista do pronome oblíquo
Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Rosânia Fernandes Pereira Mota
118-136
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p118-136
Retroactive-propeller sequencers E, AÍ and ENTÃO in the mother tongue classroom
Priscila Medeiros, Juliene Pedrosa
137-157
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p137-157
Variação Lexical: desenvolvimento de atividade em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental
Any Cristina Felix, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
158-175
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p158-175
Educação linguística, variação e ensino: como eles se encontram?
Beatriz Aparecida Alencar , Daniela de Souza Silva Costa
176-191
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p176-191
Variação linguística: uma proposta didática a partir de Sobrevivendo no Inferno de Racionais MC's
Amanda Balduino
192-214
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p192-214
A variação linguística na formação e na prática de comunicadores de rádio e outras mídias
Ana Paula Marques Barbosa, Elisa Battisti
215-236
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p215-236
Interferência das variantes do português europeu e brasileiro no uso de clíticos por aprendizes de PLE
Alessandra Baldo
237-254
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p237-254
Competência sociocomunicativa e variação linguística no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
Heri Pontes
255-272
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p255-272
Estratégias docentes para romper com o colonialismo em sala de aula de E/LE no ensino superior
Marcelle Ferreira Leal
273-294
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p273-294
Resenhas
Resenha de “Variação linguística na escola”, de Joyce Elaine Almeida e Stella Bortoni-Ricardo
Gilberto Antonio Peres, Talita de Cássia Marine
295-304
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p295-304
Resenha de “Uma viagem com a linguística: um panorama para iniciantes”, de Rosa Maria Carlota
Amanda Balbão da Silva, Marcelo Módolo
305-309
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p305-309
acesso aberto
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Evaluators
Qualis 2017-2020-
A4
Qualis 2016 -
B2
Linguística/Literatura
Indexers and Promoters
Keywords
Most read in the last 90 days
Preservada em:
Current Issue
Browse