Educação linguística, variação e ensino: como eles se encontram?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p176-191

Palavras-chave:

Variação Linguística, Ensino de Língua Portuguesa, Atlas Linguístico do Brasil

Resumo

A variação linguística já tem sido bastante estudada na academia, o que é relevante para o conhecimento da heterogeneidade linguística. Todavia, o ensino de língua portuguesa ainda carece de um maior aprofundamento e também de novas possibilidades para o tratamento do tema, de maneira que ainda é comum assistirmos a episódios de preconceito linguístico. Com vistas a contribuir para uma mudança nesse cenário, este artigo propõe uma reflexão sobre variação linguística e ensino a partir de dados geolinguísticos, aportados pela Dialetologia (Cardoso, 2010), discutindo à luz da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005) e da Educação Linguística (Bagno; Rangel, 2005) como a escolaridade se reflete nas escolhas lexicais dos falantes no que tange aos usos de menos/menas. Assim, busca-se auxiliar na melhoria do trabalho com a variação linguística na escola a partir de dados da língua em uso, neste caso representada pela documentação no Atlas Linguístico do Brasil, e seu estudo sob diferentes enfoques.

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Biografia do Autor

Beatriz Aparecida Alencar , IFMS-CG

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Daniela de Souza Silva Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Letras. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

ALENCAR , Beatriz Aparecida; COSTA, Daniela de Souza Silva. Educação linguística, variação e ensino: como eles se encontram?. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 3, p. 176–191, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n3p176-191. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49433. Acesso em: 23 nov. 2024.

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