Sequenciadores retroativo-propulsores e, aí e então na sala de aula de língua materna: uma proposta didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p137-157

Palavras-chave:

Sociolinguística Variacionista, Ensino, Sequenciação retroativo-propulsora

Resumo

O presente artigo tem como objeto central o fenômeno da sequenciação retroativo-propulsora (Tavares, 2003), com foco nos sequenciadores e, e então. Objetiva analisar os usos dessas formas linguísticas na fala e na escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental (anos finais) e, a partir desse levantamento, propor uma atividade didática que minimize as dificuldades dos estudantes quanto ao emprego desses conectores, sobretudo na escrita formal. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008 [1972]) e da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004). Os resultados estatísticos, aferidos por meio de modelos de regressão logística multinomial na plataforma R, apontaram o favorecimento do em contexto intertópico; o favorecimento de e em contexto intratópico, em textos escritos, e nas subfunções finalização e introdução de efeito. Baseados nesses resultados, propusemos uma alternativa didática para analisar o fenômeno da sequenciação retroativo-propulsora em sala de aula e para relacionar as estratégias de sequenciação aos contextos discursivos envolvidos.

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Biografia do Autor

Priscila Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora da Educação básica e  Mestre em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba, interessa-se por pesquisas relacionadas ao ensino de língua materna e à variação e à mudança linguísticas, em uma perspectiva sociolinguística.

Juliene Pedrosa, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (UPFB), com estágio de doutorado na Concordia University – Canadá. Professora permanente do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino (UFPB). Líder do grupo de pesquisa VALPB – Variação Linguística no Estado da Paraíba (DLPL/UFPB). Desenvolve e orienta pesquisas em Sociolinguística Variacionista, Teoria Fonológica e Ensino de Língua.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

SILVA, P. S. de M. da; PEDROSA, J. Sequenciadores retroativo-propulsores e, aí e então na sala de aula de língua materna: uma proposta didática. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 3, p. 137–157, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n3p137-157. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49438. Acesso em: 9 maio. 2024.