O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo humanizador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p7

Palavras-chave:

Educação, Língua materna, Leitura e escrita, Atividade, Humanização.

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita como um processo humanizador. As bases para essa reflexão são os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, que defende a condicionalidade sócio-histórico-cultural do homem, da Teoria da Atividade, que propõe a atividade como fundamental na constituição dos sujeitos sociais e, também, do pensamento bakhtiniano acerca da enunciação. Como resultado dessa reflexão, afirmamos que o melhor caminho para o ensino e a aprendizagem da língua materna é pensá-la, planejá-la e organizá-la de modo a promover no aluno a capacidade para ler constituindo uma compreensão responsiva para o escrito e de escrever produzindo enunciados dirigidos a destinatários reais. Projetos de leitura e escrita são adequados a esse propósito quando desenvolvidos por meio de atividades cujo objeto seja o enunciado, e as ações de estudo focalizem a leitura de enunciados produzidos social e historicamente e a produção de enunciados em sua função social. Assim, o trabalho com a leitura e a produção escrita deixa de ser meramente formal e passa a ser instrumento de humanização do aluno, que poderá adquirir compreensão dos enunciados alheios e capacidade de produzir enunciados para o outro.

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Biografia do Autor

Stela Miller, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

15-07-2020

Como Citar

MILLER, Stela. O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo humanizador. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 7–30, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40185. Acesso em: 24 nov. 2024.

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