Concepção de professores em formação inicial: conhecimento sobre a Tecnologia Assistiva Dosvox
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p353Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Software Dosvox, Formação de professores inicial, Deficiência Visual, Inclusão.Resumo
O uso da Tecnologia Assistiva- TA- tem ampliado a autonomia e possibilitado à inclusão de estudantes com deficiência nos âmbitos educacionais de ensino. Para tanto, é importante os professores qualificarem-se para fazer uso destas tecnologias em salas de aula. Este estudo objetiva investigar \ a concepção de professores em formação inicial de um curso de Pedagogia sobre o conhecimento da Tecnologia Assistiva Software Dosvox para educação inclusiva, a projetar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiencia visual. Utilizou-se de abordagem qualitativa de natureza descritiva, tendo como estratégia o estudo de caso. Foi realizado em uma Instituição de ensino Superior Pública, localizada no interior do estado do Paraná, e, traz como participantes vinte e cinco professores em formação inicial. Os instrumentos utilizados foram questionários com questões abertas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, divididos em três categorias a: i) concepção sobre deficiência visual; ii) educação inclusiva; iii) tecnologia assistiva. Os resultados revelam que existem lacunas em relação ao conhecimento dos professores sobre a TA para o processo de ensino e aprendizagem à estudantes com deficiência visual, atentando para inclusão de disciplinas no currículo das licenciaturas, a abordar a aplicação de teorias e práticas consistentes.Downloads
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