A linguagem escrita e o desenvolvimento intelectual da criança em idade escolar: reflexões à luz da Teoria Histórico Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p370Palavras-chave:
Linguagem escrita, Estágios da pré-escrita, Desenvolvimento intelectual da criançaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da linguagem escrita e o desenvolvimento intelectual da criança em idade escola, com destaque para os estágios da pré-história da escrita descritos por Luria (2006). O estudo é de cunho bibliográfico e à luz dos fundamentos da teoria histórico-cultural, procura evidenciar que, no ambiente escolar, o trabalho do professor se apresenta como um diferencial para o desenvolvimento da linguagem escrita na criança, de forma intencional e objetiva, levando em conta o caminho já percorrido por ela. Como resultado, observa-se que quando a atividade está de acordo com o nível de desenvolvimento da criança, promoverá nela um nível mais elevado, o que propiciará a possibilidade de se apropriar de conhecimentos mais complexos. Em outras palavras, a aprendizagem promove o desenvolvimento psíquico da criança e este, por sua vez, possibilita novas aprendizagens.
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