A linguagem escrita e o desenvolvimento intelectual da criança em idade escolar: reflexões à luz da Teoria Histórico Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p370Palavras-chave:
Linguagem escrita, Estágios da pré-escrita, Desenvolvimento intelectual da criançaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da linguagem escrita e o desenvolvimento intelectual da criança em idade escola, com destaque para os estágios da pré-história da escrita descritos por Luria (2006). O estudo é de cunho bibliográfico e à luz dos fundamentos da teoria histórico-cultural, procura evidenciar que, no ambiente escolar, o trabalho do professor se apresenta como um diferencial para o desenvolvimento da linguagem escrita na criança, de forma intencional e objetiva, levando em conta o caminho já percorrido por ela. Como resultado, observa-se que quando a atividade está de acordo com o nível de desenvolvimento da criança, promoverá nela um nível mais elevado, o que propiciará a possibilidade de se apropriar de conhecimentos mais complexos. Em outras palavras, a aprendizagem promove o desenvolvimento psíquico da criança e este, por sua vez, possibilita novas aprendizagens.
Downloads
Referências
EIDT, Nadia Maria. A educação escolar e a relação entre o desenvolvimento do pensamento e a apropriação da cultura: a psicologia de A. N. Leontiev como referência nuclear de análise. 2009. 257 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade de São Paulo, Araraquara, 2009.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, o construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
FRANCIOLI, Fátima Aparecida Souza. Os estágios que constituem a história da pré-escrita: reflexões a partir dos experimentos realizados com crianças não alfabetizadas. Horizontes: revista de educação. Dourados, v. 1, n. 1, p. 73-85, jan./jun. 2013.
FRIEDRICH, Janette. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento: uma leitura filosófica e epistemológica. Tradução de Anna Rachel Machado e Eliane Lousada. Campinas: Mercado de Letras, 2012.
KOSTIUK, G. S. Alguns aspectos da relação recíproca entre educação e desenvolvimento da personalidade. In: LEONTIEV, Alexis N.; VYGOTSKY, Liev Semionovitch; LURIA, Alexandre Romavich. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.
LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral: linguagem e pensamento. v. IV. Rio de Janeiro, Civilizações Brasileira, 1979.
LURIA, Alexandre Romanovich. A psicologia experimental e o desenvolvimento infantil. In: VIGOTSKII, Liev Semionovitch; LURIA, Alexandre Romavich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006a. p. 85-102.
LURIA, Alexandre Romanovich. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, Liev Semionovitch; LURIA, Alexandre Romavich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006b. p. 143-189.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2. ed. Campinas: Editores Associados, 2015.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
SMIRNOV, Anatoli A. et al. Psicologia. México: Grijalbo, 1969. SOKOLOV, E. N. La percepción. In: SMIRNOV, Anatoli A. et al. Psicologia. México: Grijalbo, 1969. p. 144-176.
VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escolhidas. Madri: Visor, 1995. t. 3. VYGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na criança. In: LEONTIEV, Alexis N.; VYGOTSKY, Liev Semionovitch; LURIA, Alexandre Romavich. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005.
VYGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Liev Semionovitch; LURIA, Alexandre Romavich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006. p. 103-118.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.