A experiência democrática no processo educacional: uma possibilidade de abordagem filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p35

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Filosofia

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para o âmbito de estudo da filosofia da educação, especificamente com um trabalho acerca das relações entre os temas ‘democracia’ e ‘educação’. A escolha pelo tema: ‘a experiência democrática no processo educacional’, funda-se na importância que ganhou em nossa sociedade especialmente desde a redemocratização, bem como, de sua constante necessidade de revista e de recontextualização ao Brasil de hoje, para que possa manter sua vitalidade e eficácia. Para tanto, não apenas realizaremos uma análise reflexiva sobre a educação como pode ser vista e vivida no contexto nacional, com todos os conflitos e contradições que nela se fazem presentes hoje, mas, também, contaremos com a companhia de importantes filósofos da educação, dois deles brasileiros: Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira; e outros dois estrangeiros: John Dewey e Matthew Lipman. Uma vez que a reflexão filosófica não dá respostas fáceis e prontas, mas nos coloca em posição desafiadora a superar-nos e à nossa realidade histórica, os apontamentos que apresentamos aqui tendem a ser um passo a mais nesse caminho de aperfeiçoamento da educação e da filosofia da educação em solo brasileiro. Como próprio dos conceitos ‘educação’ e ‘democracia’, e do tratamento dado a eles pelos nossos companheiros filósofos, manteremos importantes interfaces com debates do âmbito da política, da ética, da tecnologia, da inclusão e da desigualdade.

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Biografia do Autor

João Carlos Domingues dos Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

 Doutor e Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; e Doutor em Estudos da Linguagem e Mestrando em Educação, ambas pela Universidade Estadual de Londrina. Tem Especialização em Filosofia e Sociologia (2011), e Gestão Escolar (2012), ambas pela Faculdade Alfa de Umuarama; em Teologia Contemporânea (2014) pela Faculdade Claretiana; e em Literatura Brasileira (2017) pela Faculdade São Braz. Tem Bacharelado em Teologia (2014) e Licenciatura em Filosofia (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem Licenciatura em Letras Vernáculas e Clássicas (2018) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência profissional na área de Filosofia (Ensino Médio); Sociologia (Ensino Médio); Ensino Religioso (Ensino Fundamental I), desde 2011; e na área de Teologia (Cristologia, Trindade, Escatologia, Espiritualidade, Ecumenismo e Mariologia), desde 2016.

Anderson Luiz Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UEL).

Cleia Vitoria Marques Movio , Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Filosofia da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (2023-2025), graduada em Pedagogia pela mesma Universidade (2007). Tem Especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco no Paraná (2012). Possui experiência como professora na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná e no Atendimento Psicoedagógico em Instituições Privadas de Ensino. 

Flávio Honorio da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), graduado em Bacharelado em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2015), Pós graduado em Neuropsicopedagogia e Pós-graduado em Ensino a Distancia com ênfase na formação de tutores pela Faculdade São Braz, em modelo EAD. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, na linha de Filosofia da Educação, sob o título Linguagem, experiência e educação: ensinamentos de Dewey para a pandemia. 

Jarson da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Filosofia da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (2022-2024), Graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (2002). Mestrado em Maestria em Ciências de la Educacion - Universidade Técnica de Comercialização e Desenvolvimento, UTCD, Paraguai. Bacharel em Teologia pela UNIFIL-Centro Universitário Filadélfia em Londrina-PR (2013). Pedagogo pela SEED desde 2007 e professor pela Secretaria Municipal de Londrina desde 1995.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

RODRIGUES, J. C. D. dos S.; FERREIRA, A. L.; MOVIO , C. V. M.; SILVA, F. H. da; SILVA, J. da. A experiência democrática no processo educacional: uma possibilidade de abordagem filosófica. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 35–52, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49371. Acesso em: 1 maio. 2024.