A experiência democrática no processo educacional: uma possibilidade de abordagem filosófica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p35Palavras-chave:
Democracia, Educação, FilosofiaResumo
Este artigo tem como objetivo contribuir para o âmbito de estudo da filosofia da educação, especificamente com um trabalho acerca das relações entre os temas ‘democracia’ e ‘educação’. A escolha pelo tema: ‘a experiência democrática no processo educacional’, funda-se na importância que ganhou em nossa sociedade especialmente desde a redemocratização, bem como, de sua constante necessidade de revista e de recontextualização ao Brasil de hoje, para que possa manter sua vitalidade e eficácia. Para tanto, não apenas realizaremos uma análise reflexiva sobre a educação como pode ser vista e vivida no contexto nacional, com todos os conflitos e contradições que nela se fazem presentes hoje, mas, também, contaremos com a companhia de importantes filósofos da educação, dois deles brasileiros: Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira; e outros dois estrangeiros: John Dewey e Matthew Lipman. Uma vez que a reflexão filosófica não dá respostas fáceis e prontas, mas nos coloca em posição desafiadora a superar-nos e à nossa realidade histórica, os apontamentos que apresentamos aqui tendem a ser um passo a mais nesse caminho de aperfeiçoamento da educação e da filosofia da educação em solo brasileiro. Como próprio dos conceitos ‘educação’ e ‘democracia’, e do tratamento dado a eles pelos nossos companheiros filósofos, manteremos importantes interfaces com debates do âmbito da política, da ética, da tecnologia, da inclusão e da desigualdade.
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