Pesquisa em filosofia da educação e o impacto na formação dos professores: reflexões sobre uma experiência da pesquisa para o exercício da atividade docente
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p53Palavras-chave:
Pesquisa filosófica, Grupos de pesquisa, Filosofia da Educação, Teoria e prática, Formação de professoresResumo
Neste artigo, como pedagoga e pesquisadora, faço um relato resumido de minhas experiências, desde à graduação até o presente momento depois do doutorado, permeado pela atuação na docência em escola de ensino fundamental, assim como pelas vivências e atuação em grupos de pesquisa. O objetivo desse relato de experiência foi destacar a influência da pesquisa em educação na formação de professores e estudantes de pedagogia e, consequentemente, ressaltar a relevância da interação entre teoria e prática. A reflexão sobre a formação profissional e pessoal que permeia o texto está apoiada em contribuições teóricas de diversos autores, sendo as principais referências nessa jornada a filosofia pragmática de John Dewey e o pensamento filosófico de Paulo Freire. Nas considerações finais há um destaque para a importância dos grupos de pesquisa para o enriquecimento, a ampliação de perspectivas e conhecimentos formação pessoal dos docentes. Consequentemente, advogo pela expansão dos espaços de pesquisa nos cursos de formação inicial e continuada dos professores.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 11-42, jul./dez. 1996.
AMARAL, Maria Nazaré de Camargo Pacheco. Dewey: filosofia e experiência democrática. São Paulo: Perspectiva, 1990. (Debates, v. 229).
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Coleção Todas as Artes).
DEWEY, John. Democracia e educação. Tradução Godofredo Rangel; Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
DEWEY, John. La educación de hoy. 3. ed. Buenos Aires: Editorial Losada, 1960.
DEWEY, John. Liberalismo, liberdade e cultura. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970.
DEWEY, John. Reconstrução em filosofia. Tradução Marsely de Marco Martins Dantas. São Paulo: Ícone, 2011. (Coleção Fundamentos da Filosofia).
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. (Coleção Educação e Mudança, v. 1).
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 1991.
MOREIRA, Carlos Otávio Fiúza. Entre o indivíduo e a sociedade: um estudo da filosofia da educação de John Dewey. Bragança Paulista: Edusf, 2002. (Coleção Estudos CDAPH. Série Historiografia).
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.
OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos filosóficos da educação. 6. ed. Tradução Ronaldo Catado Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SANTOS, Marcela Calixto dos. O professor como profissional reflexivo em John Dewey.2021. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br. Acesso em: 25 out. 2023.
SANTOS, Marcela Calixto. A concepção de experiência e educação em John Dewey. 2011. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: https://www.uel.br/ceca/pedagogia/. Acesso em: 25 out. 2023.
SANTOS, Marcela Calixto. A experiência na relação professor-aluno: uma análise reflexiva a partir das contribuições teóricas de John Dewey e Paulo Freire. 2014. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. Disponível em: https://www.ppedu.uel.br/pt/. Acesso em: 25 out. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 11. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOUZA, Rodrigo Augusto de; MARTINELI, Telma Adriana Pacífico. Considerações Históricas sobre a Influência de John Dewey no Pensamento Pedagógico Brasileiro. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 35, p. 160-162, set. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/. Acesso em: 2 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639620
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/. Acesso em: 13 set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013
TRINDADE, Christiane Coutheux. Ética e educação em John Dewey: o homem comum e a imaginação moral na sociedade democrática. 2014. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcela Calixto dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.