Pesquisa em filosofia da educação e o impacto na formação dos professores: reflexões sobre uma experiência da pesquisa para o exercício da atividade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p53

Palavras-chave:

Pesquisa filosófica, Grupos de pesquisa, Filosofia da Educação, Teoria e prática, Formação de professores

Resumo

Neste artigo, como pedagoga e pesquisadora, faço um relato resumido de minhas experiências, desde à graduação até o presente momento depois do doutorado, permeado pela atuação na docência em escola de ensino fundamental, assim como pelas vivências e atuação em grupos de pesquisa. O objetivo desse relato de experiência foi destacar a influência da pesquisa em educação na formação de professores e estudantes de pedagogia e, consequentemente, ressaltar a relevância da interação entre teoria e prática. A reflexão sobre a formação profissional e pessoal que permeia o texto está apoiada em contribuições teóricas de diversos autores, sendo as principais referências nessa jornada a filosofia pragmática de John Dewey e o pensamento filosófico de Paulo Freire. Nas considerações finais há um destaque para a importância dos grupos de pesquisa para o enriquecimento, a ampliação de perspectivas e conhecimentos formação pessoal dos docentes. Consequentemente, advogo pela expansão dos espaços de pesquisa nos cursos de formação inicial e continuada dos professores.

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Biografia do Autor

Marcela Calixto dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação (2021) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), Mestra em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada em Pedagogia (2011) pela mesma universidade (UEL). Atuou por 10 anos na rede municipal de educação da Prefeitura de Londrina (PR) como docente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.  Na pesquisa, tem-se dedicado à área da Filosofia da Educação com os seguintes temas: Educação; Experiência; Prática Docente; Pragmatismo e pensamento educacional de John Dewey.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

SANTOS, M. C. dos. Pesquisa em filosofia da educação e o impacto na formação dos professores: reflexões sobre uma experiência da pesquisa para o exercício da atividade docente. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 53–76, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49323. Acesso em: 1 maio. 2024.