Tempo e espaço para a brincadeira de papéis sociais na educação infantil: documentos oficiais e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2021v6n1p141

Palavras-chave:

Educação Infantil, Documentos Oficiais, Processo de Ensino-Aprendizagem, Teoria Histórico-cultural

Resumo

O presente artigo objetivou verificar as orientações presentes nos documentos oficiais a respeito da brincadeira de papéis sociais e articulá-las com as implicações na prática pedagógica voltada para as crianças de 3 a 5 anos. Apresenta-se inicialmente uma breve análise dos documentos oficiais da Educação Infantil. A questão norteadora do estudo foi: Qual o tempo e espaço destinado à brincadeira de papéis sociais no contexto da Educação Infantil? Como metodologia utilizou-se a coleta de dados por meio de questionários, além da pesquisa documental, tendo como material os documentos orientadores para a Educação Infantil. Os resultados evidenciaram fragilidades quanto às orientações práticas em relação às brincadeiras de papéis sociais presentes nos documentos oficiais, bem como, a necessidade de estudo e aprofundamento teórico por parte dos professores.

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Biografia do Autor

Kethelen Rossini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina.

Luana Haruka Kawagoe, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina.

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Évora - Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

05-08-2021

Como Citar

ROSSINI, Kethelen; KAWAGOE, Luana Haruka; MAGALHÃES, Cassiana. Tempo e espaço para a brincadeira de papéis sociais na educação infantil: documentos oficiais e práticas pedagógicas. Educação em Análise, Londrina, v. 6, n. 1, p. 141–158, 2021. DOI: 10.5433/1984-7939.2021v6n1p141. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43759. Acesso em: 27 dez. 2024.

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