Concepção de professores em formação inicial: conhecimento sobre a Tecnologia Assistiva Dosvox

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p353

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Software Dosvox, Formação de professores inicial, Deficiência Visual, Inclusão.

Resumo

O uso da Tecnologia Assistiva- TA- tem ampliado a autonomia e possibilitado à inclusão de estudantes com deficiência nos âmbitos educacionais de ensino. Para tanto, é importante os professores qualificarem-se para fazer uso destas tecnologias em salas de aula. Este estudo objetiva investigar \ a concepção de professores em formação inicial de um curso de Pedagogia sobre o conhecimento da Tecnologia Assistiva Software Dosvox para educação inclusiva, a projetar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiencia visual. Utilizou-se de abordagem qualitativa de natureza descritiva, tendo como estratégia o estudo de caso. Foi realizado em uma Instituição de ensino Superior Pública, localizada no interior do estado do Paraná, e, traz como participantes vinte e cinco professores em formação inicial. Os instrumentos utilizados foram questionários com questões abertas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, divididos em três categorias a: i) concepção sobre deficiência visual; ii) educação inclusiva; iii) tecnologia assistiva. Os resultados revelam que existem lacunas em relação ao conhecimento dos professores sobre a TA para o processo de ensino e aprendizagem à estudantes com deficiência visual, atentando para inclusão de disciplinas no currículo das licenciaturas, a abordar a aplicação de teorias e práticas consistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO.

Eliziane de Fátima Alvaristo, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR, Escola Professora Julita na modalidade de Educação Especial.

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora no Centro de Atendimento Especializado na área de deficiência visual - Apadevi. Docente de Sala de Recursos Multifuncionais - SEMEC. Integrante do Grupo de Estudos o Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência pela (UTFPR). 

Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora   do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário UniGuairacá, Guarapuava, Paraná.

Referências

ALVES FILHO, Teófilo. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10563/1/Tese%20Teofilo%20Galvao.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: Assistiva: tecnologia e educação, 2017. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf.Acesso em: 5 fev. 2020.

BORGES, Antonio. Do Braille ao Dosvox: diferenças nas vidas dos cegos brasileiros. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/textos/tese_antonio_borges.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.

BORGES, Wanessa Ferreira; MENDES, Enicéia Gonçalves. Usabilidade de aplicativos de tecnologia assistiva por pessoas com baixa visão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 4, p. 483-500, out./dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S141365382018000400483&lng =en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 abr. 2020.

BRASIL. Saberes e Práticas da Inclusão. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, [2003].Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000428.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília. CORDE, [2009]. Disponível em: https://institutoitard.com.br/produto/livro-tecnologia-assistiva-do-comite-de-ajudastecnicas/. Acesso em set. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca e princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Brasília: MEC, [1994]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/txt/salamanca.txt. Acesso em: 15 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para educação especial na educação básica. Brasília: Secretaria de Educação Especial: MEC: SEESP, [2001]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 13 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: [MEC], [2008]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

CANEJO, Elizabeth. Dosvox: rompendo barreiras da comunicação. Journal of Research in Special Educational Needs, London, v. 16, n. s1, p. 399-401. 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12299. Acesso em: 18 set. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: CNE, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261 -rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 ago. 2020.

DIAS, Angélica; FRANÇA, Juliana; BORGES, Antônio. Jogavox: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais. Nuevas Ideas em Informática Educativa TISE, [Santiago], v. 10, p. 358-366, 2014. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen10/TISE2014/tise2014_submission_324.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MALTA,. et al. Prevalência autorreferida de deficiência no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Revista Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 21, n. 10, p. 3253-3264. [2016]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232016001003253. Acesso em: 21 mai. 2020.

MAZZILLO, Beatriz Ida. Dosvox o que você deseja?. Rio de Janeiro: Ed. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

OTTAIANO, José Augusto et al. As condições de saúde ocular no Brasil. São Paulo: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2019. Disponível em: http://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/condicoes_saude_ocular_brasil2019.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

PRAIS, Souza Lidiane Jacqueline; ROSA, Flor Vanderley: A Formação de professores para inclusão tratada na Revista Brasileira de Educação Especial: uma análise. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 57, p. 129-144, jan/abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19833. Acesso em: 12 ago. 2020.

SONZA, Andréa; SANTAROSA, Lucila. Ambientes digitais virtuais: acessibilidade aos deficientes visuais. Revista RENOTE: novas tecnologias da educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-11, fev. 2003. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13637 /7715. Acesso em: 9 ago. 2019.

SOUZA, Christianne Thatiana Ramos; MENDES, Enicéia Gonçalves. Revisão sistemática das Pesquisas colaborativas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 2, p. 279-292, abr./jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v23n2/1413-6538-rbee-2302- 0279.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

SANTINELLO, Jamile; ALVARISTO, Eliziane de Fátima; VIGINHESKI, Lucia Virginia Mamcasz. Concepção de professores em formação inicial: conhecimento sobre a Tecnologia Assistiva Dosvox. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 353–369, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p353. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/42755. Acesso em: 25 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.