Concepção de professores em formação inicial: conhecimento sobre a Tecnologia Assistiva Dosvox

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p353

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Software Dosvox, Formação de professores inicial, Deficiência Visual, Inclusão.

Resumo

O uso da Tecnologia Assistiva- TA- tem ampliado a autonomia e possibilitado à inclusão de estudantes com deficiência nos âmbitos educacionais de ensino. Para tanto, é importante os professores qualificarem-se para fazer uso destas tecnologias em salas de aula. Este estudo objetiva investigar \ a concepção de professores em formação inicial de um curso de Pedagogia sobre o conhecimento da Tecnologia Assistiva Software Dosvox para educação inclusiva, a projetar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiencia visual. Utilizou-se de abordagem qualitativa de natureza descritiva, tendo como estratégia o estudo de caso. Foi realizado em uma Instituição de ensino Superior Pública, localizada no interior do estado do Paraná, e, traz como participantes vinte e cinco professores em formação inicial. Os instrumentos utilizados foram questionários com questões abertas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, divididos em três categorias a: i) concepção sobre deficiência visual; ii) educação inclusiva; iii) tecnologia assistiva. Os resultados revelam que existem lacunas em relação ao conhecimento dos professores sobre a TA para o processo de ensino e aprendizagem à estudantes com deficiência visual, atentando para inclusão de disciplinas no currículo das licenciaturas, a abordar a aplicação de teorias e práticas consistentes.

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Biografia do Autor

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO.

Eliziane de Fátima Alvaristo, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR, Escola Professora Julita na modalidade de Educação Especial.

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora no Centro de Atendimento Especializado na área de deficiência visual - Apadevi. Docente de Sala de Recursos Multifuncionais - SEMEC. Integrante do Grupo de Estudos o Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência pela (UTFPR). 

Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora   do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário UniGuairacá, Guarapuava, Paraná.

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Publicado

28-12-2020

Como Citar

SANTINELLO, Jamile; ALVARISTO, Eliziane de Fátima; VIGINHESKI, Lucia Virginia Mamcasz. Concepção de professores em formação inicial: conhecimento sobre a Tecnologia Assistiva Dosvox. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 353–369, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p353. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/42755. Acesso em: 21 nov. 2024.

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