A relação professor-estudante na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p185

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Educação Superior, Afetividade.

Resumo

A relação professor-estudante na Educação Superior pode favorecer ou dificultar a rotina e o convívio em sala de aula e, consequentemente, a forma como se dá o processo de ensino-aprendizagem, influenciando a motivação e o comportamento dos graduandos. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa tipo Estado da Arte, na qual mapeamos e discutimos artigos científicos e teses publicadas entre os anos de 2008 e 2018, nos sites Scielo e Google Acadêmico, a partir dos descritores “relação professor-estudante”, “relação professor-aluno na universidade”, “afetividade no ensino superior”. Os estudos analisados revelam diversas situações em torno da relação professor-estudante na Educação Superior. Se por um lado, há profissionais, os quais adotam posturas autoritárias e restritivas que podem influenciar, inclusive, os processos de evasão dos estudantes, por outro lado, a atuação de docentes considerados amigos, humildes e democráticos pode despertar nos acadêmicos o interesse pelos estudos, promover melhorias nas habilidades sociais de tais sujeitos e potencializar suas aprendizagens.

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Biografia do Autor

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Educação pela Université de Sherbrooke. Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

15-07-2020

Como Citar

RIBEIRO, Marinalva Lopes. A relação professor-estudante na educação superior. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 185–200, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p185. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40326. Acesso em: 10 dez. 2024.

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