A relação professor-estudante na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p185

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Educação Superior, Afetividade.

Resumo

A relação professor-estudante na Educação Superior pode favorecer ou dificultar a rotina e o convívio em sala de aula e, consequentemente, a forma como se dá o processo de ensino-aprendizagem, influenciando a motivação e o comportamento dos graduandos. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa tipo Estado da Arte, na qual mapeamos e discutimos artigos científicos e teses publicadas entre os anos de 2008 e 2018, nos sites Scielo e Google Acadêmico, a partir dos descritores “relação professor-estudante”, “relação professor-aluno na universidade”, “afetividade no ensino superior”. Os estudos analisados revelam diversas situações em torno da relação professor-estudante na Educação Superior. Se por um lado, há profissionais, os quais adotam posturas autoritárias e restritivas que podem influenciar, inclusive, os processos de evasão dos estudantes, por outro lado, a atuação de docentes considerados amigos, humildes e democráticos pode despertar nos acadêmicos o interesse pelos estudos, promover melhorias nas habilidades sociais de tais sujeitos e potencializar suas aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Educação pela Université de Sherbrooke. Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Universidade Estadual de Feira de Santana.

Referências

ANTÓNIO, L. A. D.; MANUEL, J. A. C. Importância da relação professor – aluno na educação superior. In: EDUCERE Congresso Nacional de Educação, 12., 2015, [Curitiba]. Anais [...]. [Curitiba]: PUCPR, 2015. p. 29888-29897. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22201_10845.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: impacto na evasão universitária. PSICO, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 174-184, abr./jun. 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/7870. Acesso em: 18 out. 2019.

BARIANI, I. C. D.; PAVANI, R. Sala de aula na universidade: espaço de relações interpessoais e participação acadêmica. Estud. Psicol., Campinas, v. 25, n. 1, jan./mar. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2008000100007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 out. 2019.

CANDIDO, C. M.; ASSIS, M. R.; FERREIRA, N. T.; SOUZA, M. A. A representação social do “bom professor” no ensino superior. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p.356-365, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822014000200012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2019.

CAVACA, A. G.; ESPOSTI, C. D. D.; SANTOS-NETO, E. T.; GOMES, M. J. A relação professor-aluno no ensino da Odontologia na Universidade Federal do Espirito Santo. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, jul./out. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-77462010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 out. 2019.

CURY, D. G. A relação entre professor e aluno no ensino superior vista por meio da reprovação. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. Disponível em: pgpsi.ip.ufu.br/sites/pgpsi.ip.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/DissertacaoDanielGoncalvesCury.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p.257-272, 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 19 out. 2019.

JARDILINO, J. R. L.; AMARAL, D. J.; LIMA, D. F. A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de administração de empresas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 101-119, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321280268_A_INTERACAO_PROFESSOR-ALUNO_EM_SALA_DE_AULA_NO_ENSINO_SUPERIOR_o_curso_de_administracao_de_empresas. Acesso em: 18 out. 2019.

KIECHOEFEL, J. C. As relações afetivas entre professor e aluno. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., 2011, [Curitiba]. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2011. p. 2533-2543.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5202_2668.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

NÓVOA, A. Profissão professor. Porto, PT: Porto Editora, 1999.

OLIVEIRA, C. A. V. O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. Dissertação (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13022014-120236/publico/CAMILA_ALBERTO_VICENTE_DE_OLIVEIRA.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.

OLIVEIRA, C. T.; WILES, J. M.; FIORIN, P. C.; DIAS, A. C. G. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 18, n. 2, p. 239-246, maio/ago. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182739. Acesso em: 15 out. 2019.

PADILHA, G. L.; OLIVEIRA, A. P. M.; VALOEIS JUNIOR, I. V.; ARAUJO, E. A. S. Interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem: uma análise de produção cientifica do ensino superior. Rev. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 5, n. 3, p. 201-205, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/630. Acesso em: 17 out. 2019.

POSSOBON, L. P. S. A percepção do aluno no curso de direito em relação ao bom professor. 143 p. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015. Disponível em: tede.unioeste.br\bitstream\tede\3322\5\Lauren_Possodon2015. Acesso em: 14 out. 2019.

QUADROS, A. L. et al. A percepção de professores e estudantes sobre a sala de aula de ensino superior: expectativas e construção de relações no curso de química da UFMG. Ciênc. educ., Bauru, v. 16, n. 1, p. 103-114, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100006. Acesso em: 15 out. 2019.

RIBEIRO, M. L. A afetividade na relação educativa. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 3, jul./set.2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2010000300012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2019.

RIOS, I. C.; SCHRAIBER, L. B. A relação professor-aluno em medicina – um estudo sobre o conceito pedagógico. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, jul./set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500004. Acesso em: 17 out. 2019.

ROMANOWSKI, J. P. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 2002. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org\articulo.oa?id=189116275004. Acesso em: 15 out. 2019.

SANTOS, B. S.; MOLON, K. S. Reflexões sobre a desmotivação dos estudantes em aprender e as dimensões afetiva, reflexiva e teórica no trabalho docente. Rev. Educação Especial, Santa Maria, v. 22, n. 3, p. 165-180, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.ufsm.br\revistaeducacaoespecialb. Acesso em: 15 out. 2019.

SANTOS, C. P.; SOARES S. R. Aprendizagem e relação professor aluno na universidade: duas faces da mesma moeda. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 353-370, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1641/1641.pdf. Acesso em: 17 out. 2019.

SEMIM, G. M.; SOUZA, M. C. B. M.; CORRÊA, A. K. Professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem: visão dos estudantes de enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 484-491, set. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/9210. Acesso em: 17 out. 2019.

VENTURA, M. C. A. A. et al. O bom professor – opinião dos estudantes. Rev. Enf. Ref. Coimbra, v. 3, n. 5, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832011000300010. Acesso em: 15 out. 2019.

VERAS, R. S.; FERREIRA, S. P. A. A afetividade na relação professor – aluno e suas implicações na aprendizagem em contexto universitário. Educ. Rev., Curitiba, n. 38, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000300015. Acesso em: 17 out. 2019.

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

RIBEIRO, Marinalva Lopes. A relação professor-estudante na educação superior. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 185–200, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p185. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40326. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.