A brincadeira na Educação Infantil: Uma análise de enunciados publicados no Youtube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p516

Palavras-chave:

Brincadeira; Desenvolvimento; Educação Infantil; Youtube.

Resumo

Este trabalho é proveniente de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar os enunciados presentes em vídeos publicados no Youtube sobre a brincadeira na educação infantil. Buscou-se identificar o que está sendo produzido sobre a brincadeira em vídeos publicados no Youtube, refletindo sobre as concepções contidas nas falas dos apresentadores dos vídeos, além de verificar os apontamentos sobre o papel dos professores na brincadeira. Os pressupostos teóricos do estudo estão fundamentados em Vigotski (2008, 2010); Elkonin (2009); Leontiev (1978) que trazem discussões sobre a brincadeira como atividade guia do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Por meio da pesquisa realizada na plataforma do Youtube, foram selecionados para análise 28 vídeos delimitados conforme os seguintes critérios:  1) vídeos da área da educação destinados a professores; 2) vídeos que não ultrapassassem 30 minutos de duração. Os resultados revelam as diferentes concepções sobre a brincadeira. Alguns consideram-na como atividade que contribui para o ensino de conteúdos, enquanto outras destacam a importância da brincadeira livre para o pleno desenvolvimento infantil. Os vídeos também apontam a importância do papel dos professores para o desenvolvimento do brincar, enfatizando práticas como:  a observação, a organização dos espaços onde se brinca e o planejamento.

Biografia do Autor

Janaina Ribeiro da Silva, UFOPA

Pedagoga (UFOPA); Especialista em Docência na Educação Infantil (UFOPA), Mestre em Educação (UFOPA).

Sinara Almeida da Costa, UFOPA

Professora Doutora em Educação pela Univerdidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

SILVA, Janaina Ribeiro da; COSTA, Sinara Almeida da. A brincadeira na Educação Infantil: Uma análise de enunciados publicados no Youtube. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 516–535, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p516. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48681. Acesso em: 29 jun. 2024.

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