Educação na Constituição de 1988: um cenário para formação de professores da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p393

Palavras-chave:

Educação Infantil; Política Educacional; Constituição Federal; Formação de Professores.

Resumo

Trata-se de uma análise sobre a Formação Contínua de Professores na Educação Infantil considerando os aspectos históricos da política educacional para essa formação de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988. Objetiva-se a comprovação da hipótese de que estudos e ações empreendidos de forma contínua podem se configurar como estratégia de desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos por intermédio de uma investigação qualitativa, de caráter bibliográfico e documental na legislação nacional, em livros e em artigos científicos. Almeja-se, portanto, compreender historicamente a Formação Contínua de Professores em Educação Infantil e sua função estratégica para o desenvolvimento de professores e crianças. O fundamento teórico metodológico que conduziu este estudo foi o materialismo histórico e dialético, especificamente as elaborações de Marx (2017), Antunes (2013; 2015), Antunes e Mészáros (2006) e Chaves (2011; 2019). Destaca-se que a investigação sobre formação docente é uma das ações realizadas pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e que esta pesquisa é um desdobramento dos trabalhos desenvolvidos vinculados a esse grupo.

Biografia do Autor

Eloiza Elena da Silva Martinucci , Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 1997). Mestra em Educação pela Universidade EStadual de Maringá (UEM, 2001). Doutora em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2020).

Vanessa Freitag de Araújo , Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia e Filosofia  pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2007, 2016). Mestra em Educação e Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2021). Doutora em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2018).  

Maria Rita Chaves Ayala Brenha , Universidade Estadual de Maringá

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2021). Mestra em História, Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2023).

Denise Miyabe , Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2006). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2015).

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

MARTINUCCI , Eloiza Elena da Silva; ARAÚJO , Vanessa Freitag de; BRENHA , Maria Rita Chaves Ayala; MIYABE , Denise. Educação na Constituição de 1988: um cenário para formação de professores da Educação Infantil. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 393–410, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p393. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50470. Acesso em: 30 jun. 2024.

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