O trabalho pedagógico com literatura infantil: possibilidades de estudos e ações individuais e coletivas

Autores

  • Elizane Assis Nunes Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0003-3611-2648
  • Avany Aparecida Garcia Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0003-1187-5286
  • Deovane Carneiro Ribas de Moura Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba - Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p445

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural; Educação infantil; Literatura infantil; Formação de professores.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a Literatura Infantil em sua tríplice função de estratégia, conteúdo e recurso didático-pedagógico, conforme proposto por Chaves (2011). A pesquisa norteou-se a partir da seguinte questão: Como é possível realizar práticas pedagógicas humanizadoras com os expoentes da Literatura Infantil concebida como história, música e poesia? Teve como base os princípios da Ciência da História expressos nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Realizou-se um estudo bibliográfico com desdobramento em Formação de Professores, organizada no âmbito do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII, realizada no estado de Rondônia, em dois municípios, quais sejam: Monte Negro e Itapuã do Oeste, no ano de 2018, sob a coordenação da Professora Doutora Marta Chaves, da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Como resultados dos estudos e vivências, constataram-se ricas possibilidades de abordagem da Literatura Infantil como instrumentalização do trabalho docente no sentido de promover o máximo desenvolvimento de crianças e escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizane Assis Nunes, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus de Porto Velho. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII/UEM – Maringá-PR e do Grupo de Pesquisa HISTCULT - Educação Psicologia Educacional e Processos Formativos – UNIR-RO.

Avany Aparecida Garcia, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela UEM. Professora da UNIR – Campus Jorge Vassilakis em Guajará-Mirim. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII/UEM – Maringá-PR.

Deovane Carneiro Ribas de Moura, Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba - Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Mestre em Educação pela UEM. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba e Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII/UEM – Maringá-PR.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.

CHAVES, Marta. Contar história de autores e personagens: realizações pedagógicas de encantos e ensino. In: TOZETTO, Susana Soares (org.). Professores em formação: saberes, práticas e desafios. Curitiba: InterSaberes, 2015. p. 210-236.

CHAVES, Marta. Enlaces da teoria histórico-cultural com a literatura infantil. In: CHAVES, Marta (org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: Eduem, 2011. p. 97-105.

CHAVES, Marta. Formação contínua de professores e a teoria histórico-cultural na educação infantil. Fractal, Niterói, v. 32, p. 227-232, 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/41036 DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/41036

CHAVES, Marta. Formação contínua e práticas educativas: possibilidades humanizadoras. In: CAÇÃO, Maria Izaura; MELLO, Suely Amaral; SILVA, Vandeí Pinto da (org.). Educação e desenvolvimento humano: contribuições da abordagem histórico-cultural para a educação escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2014a. p. 119-139.

CHAVES, Marta. Leontiev e Blagonadezhina: estudos e reflexões para considerar a organização do tempo e do espaço na educação infantil. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 17, n. 3, p. 81-91, 2014b. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v17i3.28210

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teorias, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

GARCIA, Avany Aparecida. Linguagem e desenvolvimento psíquico: proposições da teoria histórico-cultural para o ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021. Disponível em: http://old.ppe.uem.br/teses/2021/2021%20-%20AVANY%20APARECIDA%20GARCIA.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.

GARCIA, Avany Aparecida; LEÃO, Jacinto Pedro Pinto. Livro didático e o ensino de língua portuguesa no sexto ano do ensino fundamental: perspectivas da teoria histórico-cultural. Culturas & Fronteiras, Porto Velho, v. 6, n. 1, p. 89-119, 2022. DOI: https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6931

IBGE. Censo demográfico 2019. Rio de Janeiro: IBGE, [2019]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados.html?view=municipio. Acesso em: 2 jul. 2020.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.

MELLO, Suely do Amaral; CHAVES, Marta; LUITZ, Leni; LIMA, Fabiola Cristina de; ROMAGNOLO, Célia Maria Venciguera. Aprendizagem das crianças pequenininhas. In: CHAVES, Marta; CIRINO, Leila Cristina Mattei; CASAGRANDE, Roseli Correia de Barros (org.). Orientações pedagógicas da educação infantil: estudos e reflexões para organização do trabalho pedagógico. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2015. v. 1, p. 51-60.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009b.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas: problemas de la psicologia infantil. Tradução de Lydia Kuper. Madrid: Visor, 1996. v. 4.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

21-06-2024

Como Citar

NUNES, Elizane Assis; GARCIA, Avany Aparecida; MOURA, Deovane Carneiro Ribas de. O trabalho pedagógico com literatura infantil: possibilidades de estudos e ações individuais e coletivas. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 445–461, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p445. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50474. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.