Educação escolar das crianças pequenas e a transmissão da cultura como função primeira: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p609

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento humano, Função Social da escola, Prática pedagógica na Educação Infantil

Resumo

Este ensaio teórico propõe apresentar os principais conceitos da Teoria Histórico-Cultural, tomando esta teoria como fonte de contribuição à prática pedagógica dos professores da educação infantil. Por meio de revisão bibliográfica, o texto parte do estudo de pesquisas de Vygotski (1995, 2001), de autores da escola vygotskiana (Elkonin, 1996; Leontiev, 2004) e pesquisadores atuais alinhados a esta escola (Tuleski, 2008; Duarte, 2021). Apesar do crescimento dos estudos e da produção científica sobre a Teoria Histórico-Cultural e suas implicações pedagógicas no Brasil, persistem lacunas, dúvidas e equívocos na “transposição didática” para o cotidiano da educação infantil. O contexto histórico da produção vygotskiana e suas vinculações políticas resultam em uma teoria que pretende contribuir para o desenvolvimento humano defendendo a transmissão da cultura humana acumulada às novas gerações. A educação escolar adquire papel central na sociedade contemporânea, visando atingir este objetivo. O presente ensaio fornece elementos teóricos que podem contribuir para a construção de projetos político-pedagógicos na educação infantil referenciados na Teoria Histórico-Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julie Tsukuda, UNESP - Araraquara

Doutoranda em Educação Escolar (Unesp- Araraquara). Mestre em educação (UEM). Professora da rede municipal de Londrina. 

Eliza Maria Barbosa, UNESP - Araraquara

Doutora em Educação Escolar (Unesp - Araraquara). Docente do departamento de Psicologia da Educação e do Programa de pós-graduação em educação escolar (Unesp- Araraquara). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 26 fev. 2024.

CENCI, Adriane. Trabalho em Marx/Engels e a apropriação desse conceito por Vygotski. Santa Maria: UFSM, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/06/Adriane-Cenci.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

DURKHEIM, Èmile. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

ELKONIN, Daniil Borosovich. Epílogo. In: VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor Distribuciones, 1996. t. 5 fundamentos de defectología.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução de Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

MARTINS, Lígia Márcia O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243

NUNES, Deise Gonçalves. Educação infantil e mundo político. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 86-93 jan./jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802009000100011/10246. Acesso em: 15 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802009000100011

TULESKI, Silvana Calvo. Vygotski: a construção de uma psicologia marxista. 2. ed. Maringá: Eduem, 2008.

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. O problema do desenvolvimento cultural da criança. In: PRESTES, Z.; TUNES, E. (org.). Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vygotski. São Paulo: Expressão Popular, 2021. p. 75-103

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas. Madrid: Visor Distribuiciones, 1995. t. 3.

Downloads

Publicado

21-06-2024

Como Citar

TSUKUDA, Julie; BARBOSA, Eliza Maria. Educação escolar das crianças pequenas e a transmissão da cultura como função primeira: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 609–624, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p609. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50782. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.