Educação escolar das crianças pequenas e a transmissão da cultura como função primeira: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p609Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Desenvolvimento humano, Função Social da escola, Prática pedagógica na Educação InfantilResumo
Este ensaio teórico propõe apresentar os principais conceitos da Teoria Histórico-Cultural, tomando esta teoria como fonte de contribuição à prática pedagógica dos professores da educação infantil. Por meio de revisão bibliográfica, o texto parte do estudo de pesquisas de Vygotski (1995, 2001), de autores da escola vygotskiana (Elkonin, 1996; Leontiev, 2004) e pesquisadores atuais alinhados a esta escola (Tuleski, 2008; Duarte, 2021). Apesar do crescimento dos estudos e da produção científica sobre a Teoria Histórico-Cultural e suas implicações pedagógicas no Brasil, persistem lacunas, dúvidas e equívocos na “transposição didática” para o cotidiano da educação infantil. O contexto histórico da produção vygotskiana e suas vinculações políticas resultam em uma teoria que pretende contribuir para o desenvolvimento humano defendendo a transmissão da cultura humana acumulada às novas gerações. A educação escolar adquire papel central na sociedade contemporânea, visando atingir este objetivo. O presente ensaio fornece elementos teóricos que podem contribuir para a construção de projetos político-pedagógicos na educação infantil referenciados na Teoria Histórico-Cultural.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 26 fev. 2024.
CENCI, Adriane. Trabalho em Marx/Engels e a apropriação desse conceito por Vygotski. Santa Maria: UFSM, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/06/Adriane-Cenci.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.
DURKHEIM, Èmile. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1975.
ELKONIN, Daniil Borosovich. Epílogo. In: VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor Distribuciones, 1996. t. 5 fundamentos de defectología.
FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução de Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MARTINS, Lígia Márcia O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243
NUNES, Deise Gonçalves. Educação infantil e mundo político. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 86-93 jan./jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802009000100011/10246. Acesso em: 15 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802009000100011
TULESKI, Silvana Calvo. Vygotski: a construção de uma psicologia marxista. 2. ed. Maringá: Eduem, 2008.
VYGOTSKI, Lev Semionovitch. O problema do desenvolvimento cultural da criança. In: PRESTES, Z.; TUNES, E. (org.). Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vygotski. São Paulo: Expressão Popular, 2021. p. 75-103
VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas. Madrid: Visor Distribuiciones, 1995. t. 3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Julie Tsukuda, Eliza Maria Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.