Tessituras entre Educação Infantil e Educação Especial: costuras entre atuação e formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p411

Palavras-chave:

Formação docente; Educação Especial; Educação Infantil.

Resumo

Que tessituras são possíveis (e necessárias) na formação docente para o trabalho na/com a infância na Educação Especial em uma perspectiva inclusiva? Partindo desse questionamento, apresenta-se, enquanto estratégia metodológica, um relato de experiência a partir da ação desenvolvida na 2ª edição do curso Educação Inclusiva: Tessituras do Fazer Pedagógico, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O relato constitui uma fina costura, entretecida na articulação entre a escola e a universidade, que pauta a inclusão responsável como uma postura ética e política na defesa do direito à educação de todos e todas. O diálogo se faz com e a partir do pensamento freireano, em que a práxis é constituída de esperançar e sonhos, compreendendo o valor político da tarefa de educar. Aponta-se, como considerações finais, que a inclusão é compreendida como um caminho que se faz com pessoas e equipes, tecida a muitas mãos, de forma responsável, independentemente do território escolar. Tessituras entre a atuação e formação convidam a assumir uma postura de corresponsabilidade na prática docente através de um diálogo permanente entre distintos campos de saber, interconexão de estratégias metodológicas, investimentos em percursos formativos e alargamento dos conceitos do fazer na Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Andréa Matos Zenari, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pedagoga Especialista em Gestão Pública, Administração da Educação, Atendimento Educacional Especializado, Psicopedagogia e TICs e Educação Infantil. Atuou no Serviço de Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial e na Assessoria de Apoio à Inclusão na Educação Infantil da Rede Municipal de Porto Alegre.

Cíntia Leão, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Pontifícia e Pedagoga em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialista em Estimulação Precoce. Atua no serviço de Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial e na Assessoria de Apoio à Inclusão na Educação Infantil da Rede Municipal de Porto Alegre.

Liliane Ferrari Giordani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de atuação Educação Especial e Inclusão, Educação Bilíngue de Surdos.

Luciane Bresciani Lopes, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação e Especialista em Educação Especial e Processos Inclusivos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

ZENARI, Andréa Matos; LEÃO, Cíntia; GIORDANI, Liliane Ferrari; LOPES, Luciane Bresciani. Tessituras entre Educação Infantil e Educação Especial: costuras entre atuação e formação. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 411–427, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p411. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50472. Acesso em: 21 nov. 2024.

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