A dança na Educação Infantil: estudos para o desenvolvimento e a aprendizagem em festividades juninas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p462

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil; Arte; Dança.

Resumo

Este artigo objetiva identificar o ensino da Dança na Educação Infantil, tendo como base a Teoria Histórico-Cultural, orientada pela questão principal: os momentos festivos com as crianças têm sido para o máximo desenvolvimento infantil? Essa indagação conduz ao objetivo geral: identificar como ocorre o ensino da Dança para as crianças em festividades juninas. Mediante pesquisa bibliográfica, buscamos identificar “se” e “como” a Dança se apresenta nos documentos Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (Paraná, 2018), com a finalidade de constatar se mencionam as comemorações escolares. Amparado aos estudos, apresentamos o recurso didático Caixa que Conta História para o ensino da Arte, da Literatura Infantil e da Dança em festividades juninas, para o máximo desenvolvimento das crianças, na perspectiva de uma educação humanizadora. Por fim, conclui-se que as conduções didáticas e as realizações das crianças devem ser ricas de sentido e significado, comunicação

Biografia do Autor

Ana Paula Evangelista de Andrade, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2016), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2023).

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp (2011).

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

ANDRADE, Ana Paula Evangelista de; CHAVES, Marta. A dança na Educação Infantil: estudos para o desenvolvimento e a aprendizagem em festividades juninas. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 462–481, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p462. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50475. Acesso em: 29 jun. 2024.

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