A dança na Educação Infantil: estudos para o desenvolvimento e a aprendizagem em festividades juninas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p462Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil; Arte; Dança.Resumo
Este artigo objetiva identificar o ensino da Dança na Educação Infantil, tendo como base a Teoria Histórico-Cultural, orientada pela questão principal: os momentos festivos com as crianças têm sido para o máximo desenvolvimento infantil? Essa indagação conduz ao objetivo geral: identificar como ocorre o ensino da Dança para as crianças em festividades juninas. Mediante pesquisa bibliográfica, buscamos identificar “se” e “como” a Dança se apresenta nos documentos Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (Paraná, 2018), com a finalidade de constatar se mencionam as comemorações escolares. Amparado aos estudos, apresentamos o recurso didático Caixa que Conta História para o ensino da Arte, da Literatura Infantil e da Dança em festividades juninas, para o máximo desenvolvimento das crianças, na perspectiva de uma educação humanizadora. Por fim, conclui-se que as conduções didáticas e as realizações das crianças devem ser ricas de sentido e significado, comunicação
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