Ensino médio integrado: notas críticas sobre os rumos da travessia (2007-2016)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p7Palavras-chave:
Políticas educacionais, Ensino médio integrado, Formação humana integral, Educação profissionalResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação, no Brasil, em torno da implementação do ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio (EMI). Trata-se de uma investigação qualitativa, de cunho exploratório, cuja característica tipológica assemelha-se à de trabalhos de revisão de literatura – contudo, com um recorte mais delimitado. Quinze relatórios de pesquisa, entre teses e dissertações, de 13 estados, das 5 regiões do Brasil, conformam o corpus analisado, compreendendo o período entre os anos 2007 e 2016. As pesquisas reiteram o que teóricos do campo trabalho e educação vem constatando: a travessia rumo a uma educação politécnica, que privilegie a formação humana integral, é acidentada e encontra muitos percalços, como a não apropriação dos fundamentos teóricos da proposta, a falta de financiamento, no caso das redes estaduais de ensino, e de práticas pedagógicas que não vão além da dimensão instrumental, e, consequentemente, não suscitam reflexões mais profundas sobre o funcionamento da sociedade capitalista.Downloads
Referências
BRAGA, Saldanha Alves. A concepção de integração contida no decreto 5154/2004 e suas repercussões na prática docente: um estudo sobre o ensino médio integrado do Instituto Federal do Tocantins. 2013. 130f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio - Documento Base. Brasília, 2007. Disponível em: www.mec.gov.br. Acesso em: 20 jan. 2017.
BRAZOROTTO, Cíntia Magno. Ensino médio integrado: os desafios para a implantação da política educacional. 2014. 233f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2014.
CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: http//www.esforce.org.br. . Acesso em: 20 jan. 2017.
COSTA, Ana Maria Raiol da. Integração do ensino médio e técnico: percepções de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/Campus Castanhal. 2012. 122f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.
DAVANÇO, Sandra Regina. A implantação do Ensino Médio Integrado no Estado do Paraná: superação da cultura da dualidade. 2008. 308f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
ESTIVALETE, Emerson Bianchini. Currículo integrado: uma reflexão entre o legal e o real. 2014. 120f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Apresentação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 7-20.
FURLAN, Fernanda Mendes. Educação profissional integrada à educação de jovens e adultos: uma análise sobre o PROEJA no Instituto Federal Farroupilha. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2016.
GONÇALVES, Monica Alves. O currículo em ação: ensino médio integrado ao curso profissionalizante na Escola Família Agrícola (EFA) de Jacaré, Itinga – MG.2012. 157f. Dissertação (Mestrado) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, 2012.
KUENZER, Acácia. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 2007. KUENZER, Acácia. O ensino médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 21, n. 70, p. 15-39, abr. 2000.
MACIEL, Lindalva Martins Maia. Ensino médio integrado no Maranhão: concepção, possibilidades e desafios. 2011. 134f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Marília, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
NETTO, José Paulo. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
PONTES, Ana Paula Furtado Soares. Ensino médio integrado: formação politécnica como horizonte? 2012. 259 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: da conceituação à operacionalização. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 19, n. 39, p. 15-29, jan./jun. 2014.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado à formação profissional. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, Natal, 2007. Anais... Natal: SEEC-RN, 2007.
REGATTIERI, Marilza; CASTRO, Jane Margareth. (org.). Ensino médio e educação profissional: desafios da integração. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2010.
RITTI, Haroldo Freitas. A implementação do ensino médio integrado: uma análise de trabalhos acadêmicos nacionais no período de 2005 a 2009. 2011. 122f. Dissertação (Mestrado) –Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2011.
RODRIGUES, Denise Dalmás. A experiência de integração curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres. 2010. 79f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 653- 662, set./dez. 2017.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação (LDB): trajetória, limites e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1997.
SILVA, Francisca Natália da. Ensino médio integrado à educação profissional: a implementação do programa Brasil profissionalizado em Mossoró-RN.2016. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
SILVA, Robson Santos Camara. Ensino médio integrado no Distrito Federal: um diálogo entre a teoria e prática.2007. 155f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
SOUZA, Solange Flôres de. O ensino médio integrado à educação profissional em Mato Grosso. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, 2015.
TARTAGLIA, Leonara Margotto. A política do ensino médio integrado no Espírito Santo e a experiência de sua implantação na Escola Estadual de Ensino Médio Arnulpho Mattos. 2014. 153f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.