Literatura infantil e formação de professores da infância
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n2p195Palavras-chave:
Educação, Literatura infanto juvenil, Formação de professores, Competência didáticaResumo
Este texto tem por objetivo trazer à reflexão elementos teórico-metodológicos direcionados para pensar a necessária tomada de consciência do profissional atuante em turmas da Educação Infantil, especialmente no que se refere às escolhas de livros literários e às atitudes leitoras. Esse processo intencionalmente organizado envolve ações anteriores à leitura para as crianças e tem valor precípuo no êxito do trabalho pedagógico potencialmente humanizador, que pode forjar o nascimento de aspectos efetivos de modos de ser leitor desde a mais tenra infância, sem se dirigir à alfabetização precoce, mas com foco no acesso a bens materiais da cultura humana historicamente acumulada e na relação ativa da criança com o livro de literatura infantil. Nossas reflexões teórico-metodológicas estão baseadas nos princípios da Teoria Histórico-Cultural, para fundamentar sobre o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e das qualidades especificamente humanas nas crianças, e também utilizamos as ideias de Bakhtin, em relação à apropriação da língua e da linguagem. Esperamos que esse texto colabore para a prática de professores em relação à leitura, pois, por mais que hajam muitas pesquisas nessa área, quando vemos os índices nacionais sobre a formação de leitores e escritores, temos resultados avassaladores, porque as crianças estão na escola, mas a escola ainda não tem dado conta de formar subsídios para a criação de pessoas envolvidas com a leitura e escrita fora dos muros que a circundam.Downloads
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