v. 26 n. 2 (2020)

Publicado: 2020-12-13

Apresentação

Artigos

  • Uma escola, cem partidos: a multiplicidade de posições político-econômicas entre estudantes em um estudo quantitativo

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p8
    Luis Fernando Cerri, Fernando de Araújo Penna
    8-28
  • O lugar do ensino de história no Brasil da redemocratização

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p29
    Ana Paula Sampaio Caldeira
    29-50
  • Aprendizagem histórica: diálogos para uma aproximação com a teoria

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p51
    Edinalva Padre Aguiar
    51-72
  • Currículo escolar, prática pedagógica e saberes disciplinares da História

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p73
    André Mendes Salles
    73-90
  • Constituição da disciplina de História no Rio Grande do Norte (1835-1911)

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p91
    Anna Gabriella de Souza Cordeiro, Maria Inês Sucupira Stamatto
    91-111
  • O Ensino de História no Ensino Médio Integrado: reflexões a partir das narrativas de estudantes de dois cursos técnicos

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p112
    Adriano Larentes da Silva, Leandro Regis
    112-134
  • Fazendo História: possibilidades didáticas para a problematização teórica da pesquisa histórica nas salas de aula da Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p135
    Alessandra Soares Santos, Paula Miranda de Oliveira
    135-158
  • Ensino de História e formação humana: a atividade de estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico pelos estudantes

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p159
    Edson Schroeder, Simão Henrique Jakobowski
    159-182
  • Sentidos do Trabalho no Ensino de História: revisão da produção científica produzida no período de 1996 a 2018

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p183
    Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Vera Alves Crispim Capucho, Genilson Cordeiro Marinho
    183-208
  • O Ensino de História e a formação do pedagogo: uma análise da percepção docente

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p209
    Thainá Lima de Souza, Roberta Negrão de Araújo
    209-233
  • Projeto Conhecer Londrina: narrativas e saberes pelas ruas da cidade

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p234
    Eliane Aparecida Candoti, Sandra Regina Ferreira de Oliveira
    234-259
  • A representação cultural dos povos indígenas nos livros didáticos de História do sexto ano do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p260
    Junia Fior Santos
    260-286
  • A Amazônia representada nos livros didáticos de História: sobre História, narrativa e ensino

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p287
    Erinaldo Cavalcanti
    287-312
  • O uso de textos e imagens para a construção de relações entre o presente e o passado no Ensino de História

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p313
    Sabrina Muller, Halferd Carlos Ribeiro Junior
    313-336
  • Entre professores e mestres: o RPG e as experiências docentes no ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p337
    Brunno Manoel Azevedo Pessoa
    337-356
  • Letramento em História no atendimento escolar hospitalar: um direito subjetivo ao conhecimento histórico

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p357
    Elder Al Kondari Messora, Amália Neide Covic
    357-373
  • A pesquisa sobre jogos como recursos didáticos no campo do Ensino de História no Brasil: um estudo do estado do conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p374
    Lucas Victor Silva, Marcello Paniz Giacomoni, Paulo Henrique Penna de Oliveira, Maurício Clipes Cunha
    374-399

História da Educação

  • Notas sobre o ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da UEPG (1963-2012)

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p401
    Névio Campos
    401-430
  • O ideal cívico republicano na escola pública paranaense na revista A Escola

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p431
    Ariele Aline Teixeira Ortiz, Gisele Ferraz, Maria Julieta Weber Cordova
    431-448
  • História da educação especial brasileira (1854-1956): a inteligência e as iniciativas de saúde pública e privada

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p497
    Alice Marc
    497-518
  • A modernização pela instrução pública: a educação brasileira de 1841 a 1889, a partir do Serro / MG

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p449
    Danilo Arnaldo Briskievicz
    449-475
  • As orientações sobre o ensino profissionalizante na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul em 1972

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p476
    Simôni Costa Monteiro Gervasio, Alessandro Carvalho Bica, Daren Chaves Severo dos Santos
    476-496
  • Mapas conceituais como facilitadores de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p520
    Lincoln Mansur Coelho, Adílio Jorge Marques
    520-539

Laboratório (artigo)

  • Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS: proposição de atividades no "jogo de escalas"

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p541
    Matheus Balbueno Pinto
    541-558

Expediente