v. 26 n. 2 (2020)

Publicado: 2020-12-13

Apresentação

Artigos

  • Uma escola, cem partidos: a multiplicidade de posições político-econômicas entre estudantes em um estudo quantitativo

    Luis Fernando Cerri, Fernando de Araújo Penna
    8-28
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p8
  • O lugar do ensino de história no Brasil da redemocratização

    Ana Paula Sampaio Caldeira
    29-50
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p29
  • Aprendizagem histórica: diálogos para uma aproximação com a teoria

    Edinalva Padre Aguiar
    51-72
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p51
  • Currículo escolar, prática pedagógica e saberes disciplinares da História

    André Mendes Salles
    73-90
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p73
  • Constituição da disciplina de História no Rio Grande do Norte (1835-1911)

    Anna Gabriella de Souza Cordeiro, Maria Inês Sucupira Stamatto
    91-111
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p91
  • O Ensino de História no Ensino Médio Integrado: reflexões a partir das narrativas de estudantes de dois cursos técnicos

    Adriano Larentes da Silva, Leandro Regis
    112-134
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p112
  • Fazendo História: possibilidades didáticas para a problematização teórica da pesquisa histórica nas salas de aula da Educação Básica

    Alessandra Soares Santos, Paula Miranda de Oliveira
    135-158
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p135
  • Ensino de História e formação humana: a atividade de estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico pelos estudantes

    Edson Schroeder, Simão Henrique Jakobowski
    159-182
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p159
  • Sentidos do Trabalho no Ensino de História: revisão da produção científica produzida no período de 1996 a 2018

    Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Vera Alves Crispim Capucho, Genilson Cordeiro Marinho
    183-208
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p183
  • O Ensino de História e a formação do pedagogo: uma análise da percepção docente

    Thainá Lima de Souza, Roberta Negrão de Araújo
    209-233
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p209
  • Projeto Conhecer Londrina: narrativas e saberes pelas ruas da cidade

    Eliane Aparecida Candoti, Sandra Regina Ferreira de Oliveira
    234-259
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p234
  • A representação cultural dos povos indígenas nos livros didáticos de História do sexto ano do Ensino Fundamental

    Junia Fior Santos
    260-286
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p260
  • A Amazônia representada nos livros didáticos de História: sobre História, narrativa e ensino

    Erinaldo Cavalcanti
    287-312
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p287
  • O uso de textos e imagens para a construção de relações entre o presente e o passado no Ensino de História

    Sabrina Muller, Halferd Carlos Ribeiro Junior
    313-336
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p313
  • Entre professores e mestres: o RPG e as experiências docentes no ensino de história

    Brunno Manoel Azevedo Pessoa
    337-356
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p337
  • Letramento em História no atendimento escolar hospitalar: um direito subjetivo ao conhecimento histórico

    Elder Al Kondari Messora, Amália Neide Covic
    357-373
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p357
  • A pesquisa sobre jogos como recursos didáticos no campo do Ensino de História no Brasil: um estudo do estado do conhecimento

    Lucas Victor Silva, Marcello Paniz Giacomoni, Paulo Henrique Penna de Oliveira, Maurício Clipes Cunha
    374-399
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p374

História da Educação

  • Notas sobre o ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da UEPG (1963-2012)

    Névio Campos
    401-430
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p401
  • O ideal cívico republicano na escola pública paranaense na revista A Escola

    Ariele Aline Teixeira Ortiz, Gisele Ferraz, Maria Julieta Weber Cordova
    431-448
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p431
  • A modernização pela instrução pública: a educação brasileira de 1841 a 1889, a partir do Serro / MG

    Danilo Arnaldo Briskievicz
    449-475
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p449
  • As orientações sobre o ensino profissionalizante na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul em 1972

    Simôni Costa Monteiro Gervasio, Alessandro Carvalho Bica, Daren Chaves Severo dos Santos
    476-496
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p476
  • História da educação especial brasileira (1854-1956): a inteligência e as iniciativas de saúde pública e privada

    Alice Marc
    497-518
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p497
  • Mapas conceituais como facilitadores de aprendizagem

    Lincoln Mansur Coelho, Adílio Jorge Marques
    520-539
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p520

Laboratório (artigo)

  • Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS: proposição de atividades no "jogo de escalas"

    Matheus Balbueno Pinto
    541-558
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p541

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