Uma escola, cem partidos: a multiplicidade de posições político-econômicas entre estudantes em um estudo quantitativo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p8Palavras-chave:
Educação Democrática, Posicionamento político, Opinião de estudantes, Métodos quantitativosResumo
No debate político contemporâneo é largamente utilizada a afirmação de que os jovens brasileiros seriam submetidos a um processo de doutrinação ideológica e disto resultaria uma homogeneidade de seu pensamento. Este texto reflete sobre as bases conceituais desta afirmação e estuda os dados de uma pesquisa de ampla base empírica, o Projeto Jovens e a História no Mercosul, para testar os efetivos fundamentos deste debate na análise de posicionamento político dos jovens. No que tange à metodologia, foram utilizadas respostas de estudantes para afirmações de caráter econômico e político que, traduzidas em escalas numéricas e calculadas para cada caso, geraram um gráfico de dispersão, localizado cada estudante em um quadrante que representa uma posição política composta entre direita e esquerda (no eixo dos valores econômicos) e autoritarismo e democracia (no eixo dos valores políticos). Os resultados indicam que há significativa diversidade de posicionamentos, marcada pela escassez de ocupantes dos quadrantes autoritários, bem como a ausência de posturas radicalizadas. Conclui-se, portanto, que, nestas condições e para esta amostra, o argumento da doutrinação não encontra base empírica.
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