Uma escola, cem partidos: a multiplicidade de posições político-econômicas entre estudantes em um estudo quantitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p8

Palavras-chave:

Educação Democrática, Posicionamento político, Opinião de estudantes, Métodos quantitativos

Resumo

No debate político contemporâneo é largamente utilizada a afirmação de que os jovens brasileiros seriam submetidos a um processo de doutrinação ideológica e disto resultaria uma homogeneidade de seu pensamento. Este texto reflete sobre as bases conceituais desta afirmação e estuda os dados de uma pesquisa de ampla base empírica, o Projeto Jovens e a História no Mercosul, para testar os efetivos fundamentos deste debate na análise de posicionamento político dos jovens. No que tange à metodologia, foram utilizadas respostas de estudantes para afirmações de caráter econômico e político que, traduzidas em escalas numéricas e calculadas para cada caso, geraram um gráfico de dispersão, localizado cada estudante em um quadrante que representa uma posição política composta entre direita e esquerda (no eixo dos valores econômicos) e autoritarismo e democracia (no eixo dos valores políticos). Os resultados indicam que há significativa diversidade de posicionamentos, marcada pela escassez de ocupantes dos quadrantes autoritários, bem como a ausência de posturas radicalizadas. Conclui-se, portanto, que, nestas condições e para esta amostra, o argumento da doutrinação não encontra base empírica.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Fernando de Araújo Penna, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. 

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Cerri, L. F., & Penna, F. de A. (2020). Uma escola, cem partidos: a multiplicidade de posições político-econômicas entre estudantes em um estudo quantitativo. História & Ensino, 26(2), 8–28. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p8

Edição

Seção

Artigos