Histórias em quadrinhos no ensino da pré-história: relato de experiência

Autores

  • Geraldo Magella de Menezes Neto Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA); Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém-PA, distrito Mosqueiro.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p223

Palavras-chave:

Ensino de História, Histórias em quadrinhos, Pré-história

Resumo

O ensino da Pré-história apresenta-se como um desafio para os professores no ensino fundamental, já que um tema de difícil compreensão para alunos que estão numa fase de transição das chamadas séries iniciais para a fase maior do ensino fundamental. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático para o ensino da Pré-história. A partir da leitura da bibliografia e de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida em sala de aula pretende-se sugerir caminhos para o trabalho com as HQs como um meio para auxiliar os alunos na compreensão da Pré-história, em temas como as teorias da origem do homem e as diversas espécies humanas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geraldo Magella de Menezes Neto, Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA); Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém-PA, distrito Mosqueiro.

Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor  da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professor do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém-PA, distrito Mosqueiro.

Referências

BITTENCOURT, C. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CALAZANS, F. M. A. História em quadrinhos na escola. São Paulo: Paulus, 2004.

FUNARI, P. P.; NOELLI, F. S. Pré-História do Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

PINSKY, J. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2012.

PROUS, A. Arqueologia, Pré-História e História. In: TENÓRIO, M. C. (Org.). Pré- História da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

RODRIGUES, I. C.; MARINOCI, M. C. A Pré-história do Brasil nos livros de História para 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Anais do VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Londrina, 2003, p. 2. Disponível em: Acesso em 22 nov. 2013.

SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

SILVA, V. R. E. Estratégias de leitura e competência leitora: contribuições para a prática de ensino em História. História. São Paulo, 23 (1-2), 2004.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

VERGUEIRO, V. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, V. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

VILELA, T. Os quadrinhos na aula de História. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, V. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012.

VILELA, M. T. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.

Downloads

Publicado

2014-03-03

Como Citar

Menezes Neto, G. M. de. (2014). Histórias em quadrinhos no ensino da pré-história: relato de experiência. História & Ensino, 20(1), 223–242. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p223

Edição

Seção

Artigos