O ensino de história nos anos iniciais: apontamentos no processo de construção do conhecimento histórico

Autores

  • Eliane Aparecida Candoti Secretaria de Estado de Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p285

Palavras-chave:

Educação histórica, Literacia histórica, Identidades, Contextualização

Resumo

Na busca por novos campos de estudo no ensino de História, nos deparamos com o conceito de literacia histórica desenvolvido por Peter Lee e seus apontamentos sobre a alfabetização histórica já nos anos iniciais. Vários autores discutem essa temática relacionada à contextualização de vivências locais e configurações identitárias do referido meio, onde se evidencia o desenvolvimento de competências que contribuem para o aprimoramento do pensamento histórico, além de favorecer a elaboração de raciocínios cada vez mais complexos. Percebemos que todo esse processo tem início nas necessidades e indagações apontadas pelo grupo em questão, as quais irão motivar novos olhares sobre diferentes contextos, além de ações investigativas sobre os mesmos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Candoti, Secretaria de Estado de Educação do Paraná

Especialização em História Social pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de História pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná.

Referências

ABUD, K. M. Conhecimento Histórico e Ensino de História: a produção do conhecimento histórico escolar. In SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. (Org.). II Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1995, p.149-156.

ABUD, K. M. Processos de construção do saber histórico escolar. História & Ensino. Londrina, v.11, jul. 2005.

ALBERTI, V. Fontes Orais: Histórias dentro da História. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento: ano 2: unidade 2/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

CAINELLI, M. Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental. Educar. Especial. Curitiba: Ed. UFPR, 2006. p. 57-72.

CAINELLI, M. O que se ensina e o que se aprende em História. História: ensino fundamental. OLIVEIRA, M. M. D. de (Coord.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 21)

COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três anos. Educar. Especial.Curitiba: Ed. UFPR, 2006. p. 171-190.

FURET, F. O Nascimento da História. In: FURET, F. A oficina da História. Trad. Adriano Duarte Rodrigues. Lisboa: Gradativa, 1986. v.1.

LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar. Especial. Curitiba: Ed. UFPR, 2006, p. 131-150.

OLIVEIRA, S. R. F. História. In: AMARAL, A. C. T.; CASAGRANDE, R. C. B.; CHULEK, V. (Org.). Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba: Secretaria de Estado de Educação do Paraná, 2010.

RÜSEN, J. Razão Histórica: teoria da História: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2001.

SANTOS, A. F. dos. Entre Fatos e Artefatos: literatura e ensino de História nos encontros acadêmicos nacionais (1979-2007). 2009. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

SILVA, M.; FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007.

SIMAN, L. M. C. O papel dos mediadores culturais e da ação mediadora do professor no processo de construção do conhecimento histórico pelos alunos. In: ZARTH, P. A. (Org.). Ensino de História e Educação. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2004.

VILAR, P. Iniciação ao vocabulário de análise histórica. Lisboa, Edições São José da Costa: 1985.

Downloads

Publicado

2013-09-26

Como Citar

Candoti, E. A. (2013). O ensino de história nos anos iniciais: apontamentos no processo de construção do conhecimento histórico. História & Ensino, 19(2), 285–301. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p285

Edição

Seção

Laboratório (artigo)